Sem contenção, mortes por coronavírus podem dobrar em 20 dias

Além de dobro de mortes, número de infectados pode chegar a 400 mil até 5 de junho. Na Alemanha, contágio voltou a acelerar após reabertura da economia.

Sepultamentos sob rígido controle para evitar contaminação pelo coronavírus

Setenta e quatro dias depois da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o país chegou ao domingo (10) com mais de 10,7 mil mortos pela doença. Em média, 185 pessoas perderam a vida por dia desde que o primeiro óbito foi registrado no país, em 17 de março.

Simulações feitas por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) voltado para identificar quando o país atingirá o pico de infecções apontam que o número de mortes poderá dobrar nos próximos 20 dias e o de infectados alcançar cerca de 400 mil até o dia 5 de junho, caso não sejam tomadas medidas de contenção da transmissão do vírus.

O cálculo da estimativa é do estatístico Carlos Alberto Bragança Pereira, especialista na área de aplicações médicas e biológicas, do grupo da USP, que também inclui professores da Faculdade de Economia e Administração (FEA) e da Faculdade de Saúde Pública.

Coordenados pelo diretor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, Junior Barreira, eles se debruçam sobre os números da pandemia na tentativa de identificar quando o país atingirá o pico de infecções, a partir do qual as curvas de casos e óbitos entrarão em declínio, sinalizando para um possível afrouxamento das regras de isolamento social.

Aceleração na Alemanha

Novas infeções por coronavírus estão acelerando novamente na Alemanha, apenas dias depois de as restrições sociais serem afrouxadas, levantando preocupações de que a pandemia pode mais uma vez fugir do controle.

O Instituto Robert Koch para controle de doenças disse em um boletim diário que o número de pessoas que cada doente contagia –conhecido como taxa de reprodução, ou R– subiu para 1,1. Quando passa de 1, significa que o número de infecções está crescendo.

A chanceler Angela Merkel, cedendo a pressões de líderes dos 16 Estados federais da Alemanha para recomeçar a vida social e reviver a economia, anunciou na quarta-feira (6) medidas que incluem mais lojas abertas e um gradual retorno às escolas.

Ao mesmo tempo, ela lançou um “freio de emergência” que permite a reimposição das restrições se as infecções voltarem a acelerar.

Karl Lauterbach, parlamentar social-democrata e professor de epidemiologia, alertou que novos casos de coronavírus poderiam voltar a se disseminar rapidamente após ver grandes aglomerações no sábado em sua cidade natal Colônia. “O relaxamento das medidas foi muito mal preparado”, disse Lauterbach, em um tuíte.

O Instituto Robert Koch informou, neste domingo, o registro de 667 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. O número total no país é de 169.218 casos. Nas últimas 24 horas também foram contabilizadas 26 novas mortes, totalizando 7.395 óbitos por Covid-19.

Com informações de O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *