Lenda do rock, Little Richard morre aos 87 anos

Pioneiro do rock’n’roll, cantor de “Tutti Frutti” empolgou jovens durante a década de 1950 e influenciou uma legião de artistas.

Little Richard, pioneiro do rock.

Astro da história do rock, Little Richard morreu aos 87 anos, na manhã deste sábado (9/5). A notícia foi confirmada pelo filho do artista, Danny Penniman, à revista Rolling Stone, que informou que a causa foi câncer.

Pioneiro do rock n’ roll, nascido na Georgia em 5 de dezembro de 1932, incansável músico, pianista e intérprete, Richard Wayne Penniman, influenciou uma legião de artistas cuja fama acabaria se tornando maior que a sua.

Ele empolgou uma legião de jovens durante a década de 1950 ao lado de Jerry Lee Lewis e outros músicos que quebraram regras e abriram o caminho para mitos como Elvis Presley, os Beatles, Bob Dylan, os Rolling Stones, James Brown, entre muitos outros.

O baixista de Richard, Charles Glenn, disse ao site norte-americano TMZ que o músico estava doente há dois meses e morreu em sua casa no Tennessee, ao lado do irmão, da irmã e do filho.

Glenn disse ao TMZ que falou com Richard em 27 de março e o cantor pediu uma visita, que não foi realizada devido à pandemia. O baixista afirmou que Richard era como um pai para ele e às vezes dizia: “Sem querer desmerecer seu pai, mas você é meu filho.”

No auge da década de 1950 e início dos anos 1960, Richard tocou sucessos como “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally”, “Good Golly, Miss Molly” e “Lucille”, enquanto tocava piano e pontuava letras com um estridente “whoooo!”

Muitos artistas brancos, como Pat Boone, tiveram suas próprias versões de sucesso das músicas de Richard, embora consideravelmente mais atenuadas e “mais seguras” para o público pop.

“Eu sempre pensei que o rock ‘n’ roll reunia as raças”, disse Richard uma vez a um entrevistador. “Embora eu seja negro, os fãs não se importaram. Eu me sentia bem com isso.”

Mick Jagger, Paul McCartney, James Brown, Otis Redding, David Bowie e Rod Stewart citaram Little Richard como influência. Jimi Hendrix, que tocou na banda de Richard em meados da década de 1960, disse que queria sua guitarra da mesma maneira que Richard usava a voz.

Com informações da Rolling Stone e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *