EUA chegam ao maior nível de desemprego dos últimos 70 anos

Estima-se que, somente em abril, cerca de 20,5 milhões de estadunidenses perderam seus empregos, em virtude da pandemia do novo coronavírus

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira (8) os números atualizados de desempregados no país. Segundo a pesquisa, índice chegou a 14,7% da população economicamente ativa, o mais alto em 70 anos. No início de fevereiro, a taxa era inferior a 4%.

Estima-se que, somente em abril, cerca de 20,5 milhões de estadunidenses perderam seus empregos, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Durante a crise econômica de 2007-08, foram extintos aproximadamente 8,7 milhões de postos de trabalho.

Nos dados de março, já se notava o impacto nos setores de hotelaria e turismo, mas em abril o efeito é muito mais generalizado. No relatório publicado nesta sexta, o setor da hotelaria continua sendo o mais afetado, com 7,7 milhões de empregos perdidos. Mas o comércio varejista perde 2,1 milhões; a indústria, 1,3 milhão; e inclusive o setor público fechou quase um milhão de vagas.

Entre os poucos aspectos positivos está o fato de que 78,3% dos pesquisados qualificou sua perda de emprego como temporária, enquanto apenas 11,1% responderam ser permanente. 

Nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registraram mais 2.448 mortes pela Covid-19, totalizando 75.543 falecimentos desde o início da pandemia. De acordo com os números oficiais (considerados subestimados por diversos órgãos de saúde), o país já contabiliza mais 1.2 milhão de infectados.

Com informações de agências