Chile: Piñera nomeia parente de Pinochet para o Ministério da Mulher

A reação nas redes sociais foi rápida e extremamente negativa. Várias organizações que defendem os direitos de gênero e líderes de associações feministas questionaram a falta de experiência no assunto da nova ministra.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, nomeou nesta quarta-feira (6) a jornalista Macarena Santelices como nova ministra da Mulher e da Igualdade de Gênero do país. Conservadora de carteirinha, a nova ministra também é conhecida por ser sobrinha-neta do ex-ditador Augusto Pinochet (1973-1990).

A reação nas redes sociais foi rápida e extremamente negativa. Várias organizações que defendem os direitos de gênero e líderes de associações feministas questionaram a falta de experiência no assunto da nova ministra, militante do partido de direita radical UDI, que forma a coalizão do governo Piñera.

O esclarecimento veio após uma declaração que ela deu em 2016 ao jornal El Mercurio de Valparaíso viralizar: “Não podemos ignorar as coisas boas do regime militar”. Ela enfatizou que seu desafio “tem a ver com as lutas pelos direitos das mulheres, da mulher trabalhadora, indígena e das mulheres que atualmente sofrem a violência dos agressores que as têm em casa”, destacou em referência ao aumento de relatos de violência doméstica em vários países durante a quarentena pelo novo coronavírus.

“Consideramos que a nomeação é uma provocação ao movimento feminista e exige uma ministra treinada em defesa dos direitos das mulheres e das dissidências sexuais”, afirmou a Assembleia Feminista Plurinacional, que reúne várias associações no Chile, em comunicado.

Com informações de agências