Secretários de Saúde pressionam ministro a reforçar o isolamento social

O compromisso foi assumido durante reunião com secretários estaduais de Saúde que solicitaram também ajuda financeira

O ministro da Saúde, Nelson Teich - Foto: Marcelo Casal Jr./ABr

O ministro da Saúde, Nelson Teich, está sendo pressionado a seguir oficialmente uma orientação contrária ao do presidente Bolsonaro que defende o fim do isolamento social com a abertura do comércio e escolas.

Segundo a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, em reunião na terça-feira(5) com secretários estaduais de Saúde, o ministro se comprometeu a fazer campanha publicitária pelo isolamento social.

“Os secretários cobraram do ministro uma diretriz mais clara de sua gestão para o combate ao coronavírus. Ele, então, assumiu o compromisso de fazer campanha focada em distanciamento social e cuidados de prevenção, como lavagem das mãos”, diz a coluna.

No encontro, o ministro foi cobrado a engordar a ajuda financeira, a acelerar a habilitação de leitos de UTI (que, dizem, está “muito atrasada”) e a definir de que modo o governo federal ajudará no custeio dos hospitais de campanha.

O presidente Jair Bolsonaro tem relativizado a importância do isolamento social desde o início da pandemia, o que levou a embates com o ministro da Saúde anterior, Luiz Henrique Mandetta, que acabou exonerado.

Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disse que “não está contra ninguém, mas a favor da Saúde dos brasileiros. Para isso, os estados e municípios não podem mais continuar pregando sozinhos sobre a necessidade de isolamento social.

É preciso que o SUS tenha um único discurso, e espera que o Ministério da Saúde se junte a ele, nesse esforço para salvar vidas. “O conselho diz esperar que as ações definidas com o ministro sejam colocadas em prática a partir de segunda-feira (11).”

Com informações da Folha

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *