França prorroga até meados de julho a emergência sanitária no país

Quarentena, que seria encerrada no próximo dia 23 de maio, foi prorrogada para até o dia 24 de julho. Abertura será gradual.

O governo francês atualizou, no último sábado (2) seu plano de emergência sanitária para o país devido à pandemia do coronavírus. A quarentena, que seria encerrada no próximo dia 23 de maio, foi prorrogada para até o dia 24 de julho.

Além de limitar a circulação de pessoas, o projeto apresentado detalha como será feita a quarentena que poderá ser imposta aos viajantes que chegarem ao território francês. Segundo o ministro da saúde francês, Olivier Verán, dar por encerrado o estado de emergência em maio “seria precipitado”, pois “os riscos de recuperação da epidemia são comprovados em casos de interrupção súbita das medidas em andamento”.

O coronavírus matou quase 25.000 pessoas na França. Nas últimas 24 horas, foram 218 mortes, mas as UTIs estão menos pressionadas, segundo o governo.

Plano de retomada das atividades

Além disso, a França apresentou um plano de retomada das atividades. A saída gradual ocorrerá por departamento — tipo de região administrativa francesa — de acordo com os seguintes requisitos: (1) Grau de circulação ativa do novo coronavírus; (2) Capacidade nos hospitais.

A partir de 11 de maio, algumas atividades começam a ser retomadas — mas isso também dependerá da situação em cada departamento. Depois, em 2 de junho, haverá uma nova avaliação sobre a epidemia de Covid-19 na França.

Com informações de agências