Idosos têm direito à vida e à saúde, afirma líder da ONU

António Guterres pediu mais proteção para os idosos, lembrando que a pandemia está gerando “medo e sofrimento incalculáveis” nos mais velhos.

Matéria da agência de notícia Lusa informa que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu mais proteção para os idosos, os mais vulneráveis à pandemia da Covid-19, sublinhando que “ninguém, jovem ou velho, é prescindível”.

“As pessoas idosas têm o mesmo direito à vida e à saúde que as outras”, frisou António Guterres, numa mensagem de vídeo, em que recordou que a taxa de mortalidade por Covid-19 nas pessoas com mais de 80 anos é cinco vezes superior à média global.

“Como pessoa idosa que sou, com responsabilidade por uma mãe ainda mais idosa, estou profundamente preocupado com a pandemia a nível pessoal e com os seus efeitos nas nossas comunidades e sociedades”, afirmou Guterres, de 71 anos.

Num relatório apresentado na sexta-feira (1), o secretário-geral das Nações Unidas pede que as decisões médicas respeitem sempre os direitos e a dignidade humana e mais apoios sociais para que os idosos não fiquem isolados, apesar do confinamento.

“Para ultrapassarmos juntos esta pandemia, precisamos de aumentar a solidariedade global e nacional e os contributos de todos os membros da sociedade, incluindo os idosos”, sustentou António Guterres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *