“De alguma forma, Trump vai tentar adiar eleição”, diz Biden

Candidato democrata também sugeriu que Trump fará tudo o que for possível para que seus apoiadores saiam de casa para votar, seja lá qual for a data do pleito.

Na última sexta-feira (24), o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o atual presidente, Donald Trump, vai encontrar algum caminho para adiar a eleição marcada para o dia 3 de novembro.

“Marque minhas palavras: de algum modo, eu acho que ele vai tentar descobrir alguma forma de adiar as eleições presidenciais, tentando apresentar razões pelas quais o processo não poderá ser realizado”, disse o candidato do Partido Democrata à sucessão de Trump.

A declaração foi dada durante uma conversa virtual com o propósito de arrecadar fundos para o combate ao coronavírus. Biden também sugeriu que Trump fará tudo o que for possível para que seus apoiadores saiam de casa para votar, seja lá qual for a data do pleito.

“Imagino que ele fará algo, por exemplo, no sentido de ter o controle do Serviço Postal do país. Pensem se, por exemplo, ele decide não financiar os Correios nos dias que antecedem a eleição”, disse o Democrata.

Apesar das preocupações de Biden, o adiamento da eleição nos Estados Unidos não é algo tão simples. Nenhum presidente, somente por sua conta, tem esse poder. Mesmo diante de uma pandemia, a decisão deveria passar pelo aval do Congresso, hoje dominado pelo Partido Democrata.

De qualquer forma, Biden disse ter a preocupação que a eleição ocorra em 3 de novembro. Para tanto, o governo deve oferecer as condições sanitárias mínimas para que os eleitores possam sair de casa. “Ninguém pode se sentir receoso. Precisamos definir uma forma clara e segura”, ponderou.

Tradução e edição: Fernando Damasceno