93 partidos revolucionários de todo mundo afirmam: Honramos Lênin!

Por iniciativa do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO) foi divulgada, nesta quarta-feira (22), uma declaração conjunta em homenagem ao 150º aniversário de nascimento de Lênin. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um dos signatários. Leia, a íntegra do texto com tradução do i21/Portal Vermelho.

Comunicado Conjunto dos Partidos Comunistas e Operários no 150º aniversário do nascimento de V.I. Lênin

Honramos o grande líder revolucionário V.I. Lênin, prometemos continuar sua obra!

Os partidos comunistas e operários que assinam este Comunicado Conjunto querem honrar desta maneira um grande revolucionário e teórico do socialismo científico, Vladimir Ilich Lênin, já que em 22 de abril são comemorados 150 anos de seu nascimento.

Nas condições atuais, em particular, e enquanto a pandemia de CoVID-19 continua a se espalhar, demonstrando tragicamente as grandes deficiências dos sistemas de saúde nos países capitalistas, bem como a natureza antissocial e parasitária do sistema capitalista, frente à nova crise , cujas consequências serão suportadas, novamente, pelos trabalhadores, e diante da natureza agressiva do imperialismo e da escalada das potências imperialistas, que representam novos perigos para a paz e os povos, sentimos ainda mais a necessidade de nos referirmos à figura histórica de VI Lênin. Uma personalidade que dedicou sua vida à causa da classe trabalhadora e outras camadas populares na luta pela abolição da exploração e pela construção da sociedade socialista.

Honramos V.I. Lênin como o fundador do partido contemporâneo da classe operária, o “partido de novo tipo”, que se separou decisivamente do oportunismo e apostasia dos antigos partidos social-democratas. Tal foi o caso do Partido Bolchevique, que estava na vanguarda da luta de classes do proletariado e demais camadas oprimidas da Rússia. O partido de Lênin levou a classe trabalhadora russa à vitória, com a derrubada das classes exploradoras e ao estabelecer a ditadura do proletariado, o governo dos trabalhadores e camponeses, a serviço dos interesses da maioria, dos explorados e dos oprimidos. V.I. Lênin definiu e demonstrou o papel de liderança do Partido Comunista, não apenas no estabelecimento do poder dos trabalhadores, mas também na construção do socialismo.

Honramos V.I. Lênin como o teórico que, levando em conta a realidade concreta, desenvolveu ainda mais as partes constituintes do marxismo; isto é, a filosofia, a economia política e o comunismo científico. Como oponente de qualquer distorção oportunista e revisionista da teoria e prática revolucionárias, do dogmatismo, do sectarismo, das ilusões parlamentares, sem negar a intervenção no parlamento. Suas obras, como “Quem são os amigos do povo e como eles lutam contra os social-democratas?”, “O desenvolvimento do capitalismo na Rússia”, “O que fazer?”, “Duas táticas da socialdemocracia na revolução democrática”, ” Materialismo e empiriocriticismo”,” Marxismo e revisionismo”, “A falência da Segunda Internacional”, “Socialismo e guerra”, “Sobre o slogan dos Estados Unidos da Europa”, “Imperialismo, fase superior do capitalismo “, “O Estado e a revolução”, “Teses de abril”, “Esquerdismo, a doença infantil do comunismo”, “As tarefas imediatas do poder soviético”, “Uma grande iniciativa”, são marcos da propagação e do desenvolvimento do Marxismo e da luta revolucionária. Em geral, o valioso trabalho teórico de Lênin permanece absolutamente relevante e um farol para a educação e ação ideológica e política de cada nova geração de revolucionários.

Honramos V.I. Lênin como líder da Grande Revolução Socialista de Outubro, que há cerca de um século abalou a humanidade, a revolução triunfante que iluminou o poder da luta de classes, o poder dos explorados e oprimidos quando tomam a defesa de seus interesses em suas próprias mãos e fazem girar a roda da História adiante, na direção da libertação social, a chama de outubro, que impulsionou e acelerou o estabelecimento de uma série de partidos comunistas, partidos operários revolucionários. Lenin tinha uma capacidade estratégica visionária e manejava habilmente as alianças, capacidades que ele dedicou à causa da revolução socialista.

Honramos V.I. Lênin, como líder do primeiro estado socialista do mundo, que pela primeira vez estabeleceu o poder dos trabalhadores com base em novas instituições revolucionárias, como os soviets, buscou o funcionamento econômico da sociedade sobre uma base nova, sobre a base da satisfação das necessidades populares contemporâneas, o desenvolvimento livre e completo de todas as pessoas, e não a favor do desenvolvimento da lucratividade de uns poucos. A URSS, o primeiro estado socialista do mundo, que se tornou realidade com a contribuição especial de V.I. Lênin, trouxe à tona novas conquistas econômicas, sociais, políticas e culturais sem precedentes para a classe operária e as amplas camadas de trabalhadores, que tiveram um efeito profundo nos desenvolvimentos progressivos históricos de todo o nosso planeta. Foi o apoio dos povos na luta pelo socialismo e pela paz.

Honramos V.I. Lênin como o grande internacionalista, o líder que levantou a bandeira do internacionalismo proletário, diante da posição traiçoeira da Segunda Internacional na Primeira Guerra Mundial Imperialista, que se opunha ao nacionalismo burguês e outras percepções burguesas, como o cosmopolitismo do capital, o protagonista da fundação da Terceira Internacional Comunista, que contribuiu enormemente para o movimento internacional operário e comunista e que hoje é a principal fonte para tirar lições úteis da experiência que acumulou por meio de sua ação.

As posições de Lênin sobre o colonialismo levaram os comunistas a compreender a questão das colônias e os inspiraram a liderar as lutas anticoloniais, tanto nos países coloniais quanto nas colônias.

Honramos V.I. Lênin como o incansável e constante oponente da guerra imperialista, apoiador da luta popular pela libertação nacional e social, pela justiça social, a paz, o socialismo.

A contrarrevolução e a restauração capitalista não podem ocultar as conquistas do socialismo.

As catástrofes e injustiças em que vivemos, os problemas agudos da classe trabalhadora, das camadas populares, dos camponeses e dos povos em geral, causados pela exploração e opressão capitalistas, enfatizam a necessidade e a atualidade do socialismo hoje em todo o mundo.

Os partidos comunistas e operários denunciam aos trabalhadores e aos jovens a “onda” de silêncio e distorção reacionária e anticomunista, desencadeada em todo o mundo pelas forças políticas que servem aos interesses do capital contra V.I. Lênin. Lutamos pela continuação de sua obra e nos comprometemos a continuar a defender sua herança, a difundi-la e exortamos os trabalhadores e os povos a aprender com ela.

22/04/2020

Partidos do EIPCO que assinam a declaração conjunta

  1. AKEL, Chipre
  2. Comunistas da Catalunha
  3. Comunistas da Sérvia
  4. Força da Revolução, República Dominicana
  5. Movimento Socialista do Cazaquistão
  6. Novo Partido Comunista da Grã-Bretanha
  7. Novo Partido Comunista da Holanda
  8. Novo Partido Comunista da Jugoslávia
  9. PADS, Argélia
  10. Partido Comunista Alemão
  11. Partido Comunista Brasileiro
  12. Partido Comunista da Albânia
  13. Partido Comunista da Argentina
  14. Partido Comunista da Armênia
  15. Partido Comunista da Austrália
  16. Partido Comunista da Bélgica
  17. Partido Comunista da Bielorrússia
  18. Partido Comunista da Boêmia-Morávia
  19. Partido Comunista da Bulgária
  20. Partido Comunista da Dinamarca
  21. Partido Comunista da Eslováquia
  22. Partido Comunista da Espanha
  23. Partido Comunista da Federação Russa
  24. Partido Comunista da Finlândia
  25. Partido Comunista da Grã-Bretanha
  26. Partido Comunista da Grécia
  27. Partido Comunista da Índia
  28. Partido Comunista da Índia (Marxista)
  29. Partido Comunista da Irlanda
  30. Partido Comunista da Jordânia
  31. Partido Comunista da Noruega
  32. Partido Comunista da Polônia
  33. Partido Comunista da Síria
  34. Partido Comunista da Suazilândia
  35. Partido Comunista da Suécia
  36. Partido Comunista da Turquia
  37. Partido Comunista da Ucrânia
  38. Partido Comunista da União Soviética
  39. Partido Comunista da Venezuela
  40. Partido Comunista das Filipinas (PKP-1930)
  41. Partido Comunista de Bangladesh
  42. Partido Comunista de El Salvador
  43. Partido Comunista de Israel
  44. Partido Comunista de Luxemburgo
  45. Partido Comunista de Malta
  46. Partido Comunista do Azerbaijão
  47. Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
  48. Partido Comunista do Canadá
  49. Partido Comunista do Chile
  50. Partido Comunista do Curdistão – Iraque
  51. Partido Comunista do Equador
  52. Partido Comunista do México
  53. Partido Comunista do Paquistão
  54. Partido Comunista do Peru
  55. Partido Comunista do Sri Lanka
  56. Partido Comunista dos Povos da Espanha
  57. Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
  58. Partido Comunista Egípcio
  59. Partido Comunista Italiano
  60. Partido Comunista Libanês
  61. Partido Comunista na Dinamarca
  62. Partido Comunista Palestino
  63. Partido Comunista Paraguaio
  64. Partido Comunista Português
  65. Partido Comunista Sudanês
  66. Partido Comunista Sul Africano
  67. Partido Comunista Unido da Geórgia
  68. Partido Comunista, Itália
  69. Partido do Povo Palestino
  70. Partido do Trabalho da Áustria
  71. Partido do Trabalho da Coreia
  72. Partido dos Comunistas Búlgaros
  73. Partido dos Comunistas do Quirguistão
  74. Partido dos Trabalhadores Comunistas da Rússia
  75. Partido dos Trabalhadores da Irlanda
  76. Partido dos Trabalhadores Húngaros
  77. Partido Socialista da Letônia
  78. Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia
  79. Partido Socialista Popular – Associação Política Nacional, México
  80. Partido Socialista, Lituânia
  81. Partido Tudeh do Irã
  82. Tribuna Progressista Democrática do Bahrein
  83. União de Partidos Comunistas – PCUS
  84. União dos Comunistas da Ucrânia

Outros partidos que assinam a declaração conjunta

  1. JVP Sri Lanka
  2. Partido Comunista de Porto Rico
  3. Partido Comunista, Suíça
  4. Partido dos Comunistas, EUA
  5. Partido Revolucionário Comunista da França
  6. Polo do Reavivamento Comunista na França
  7. Shiso-Undo, Japão
  8. União do Povo Galego
  9. União dos Comunistas na Bulgária