“Todos em casa”, pedem os astros da música

O tributo global às pessoas que lutam diariamente contra o Covid-19, encabeçado por Lady Gaga, Paul McCartney, The Rolling Stones e Beyonce, foi transmitido neste sábado (18). Lady Gaga o chamou de “carta de amor” aos trabalhadores da linha de frente da luta contra a pandemia de coronavírus.

Lady Gaga durante o “One World: Together At Home”, um show para agradecer aos trabalhadores nas linhas de frente do coronavírus. Fotografia: Getty Images / Getty Images para Cidadão Global

“Todos em casa”, pedem os astros da música

O espetáculo “Together at home” (“Todos em Casa”)

“The One World: Together at Home” (“Um só mundo: todos em casa”), transmitido por vários canais de televisão e streaming ao redor do mundo – a  partir de suas casas, trouxe Elton John, Stevie Wonder, David Beckham e as ex-primeiras damas dos EUA, Michelle Obama e Laura Bush.

“Sou muito grata pelos profissionais de saúde, médicos, todos os trabalhadores de mercearias e entregadores, trabalhadores dos correios, todas as outras organizações sem fins lucrativos que estão trabalhando tanto”, disse Gaga.

“Esta é realmente uma verdadeira carta de amor para todos vocês em todo o mundo, e espero um lembrete da bondade que ocorre no momento.”

Apresentado por três dos maiores homens de televisão dos EUA – Jimmy Kimmel, Stephen Colbert e Jimmy Fallon, o tributo foi prestado a profissionais de saúde, de supermercados, entregadores, correio e outros trabalhadores.

Organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela ONG Global Citizen, o evento foi o maior esforço de celebridades até agora para lutar contra a pandemia de coronavírus que já matou mais de 160.000 pessoas em todo o mundo.

Tem também o objetivo de incentivar filantropos e empresas a contribuir para o Fundo de Resposta de Solidariedade Covid-19 da OMS. Empresas e outros doadores já contribuíram com cerca de 150 milhões de dólares, disseram os organizadores.

“O que eu gostaria hoje à noite, se puder, é lhe dar permissão para … Sorrir”, disse Gaga, lançando uma versão da balada que ficou famosa na voz de Nat King Cole.

Beyonce enviou uma mensagem de vídeo onde observou a taxa de mortalidade desproporcionalmente alta pelo Covid-19 na comunidade afro-americana. “Este vírus está matando pessoas negras a um ritmo alarmante nos EUA”, disse, pedindo aos espectadores que se protejam.

Elton John se apresentou em seu jardim em Los Angeles, sentado atrás de seu piano para uma versão edificante de “1983, eu ainda estou de pé”. Foi apresentado por David e Victoria Beckham e dedicou a música aos que lutam contra a pandemia: “Isto é para todos que estão trabalhando na linha de frente”, disse. “Obrigado, obrigado, obrigado”, disse.

Os Rolling Stones, que apareceram em quatro locais separados, cantaram “You Can’t Always Get What You Want” (“Você nem sempre consegue o que deseja”), com Mick Jagger e Keith Richards tocando guitarra.

Stevie Wonder, em homenagem a Bill Withers, que morreu há duas semanas, tocou “Lean on Me”, enquanto McCartney, lembrando que sua mãe era enfermeira e parteira, cantou “Lady Madonna”. “Você sabe que o coronavírus é um problema quando um Beatle se envolve”, brincou Kimmel.

No sábado, músicos pop, clássicos e de rap de todo o mundo participaram de uma transmissão ao vivo de seis horas antes do evento principal.

A transmissão ao vivo contou com nomes como a estrela latina Luis Fonsi, a cantora de R&B Jennifer Hudson, a jogadora de futebol americana Megan Rapinoe, a cantora de Hong Kong Eason Chan, a indiana Vishal Mishra e o músico dos Emirados Hussain Al Jassmi.

A transmissão incluiu postagens nas mídias sociais e clipes de notícias mostrando médicos e enfermeiros sendo aplaudidos por comunidades ao redor do mundo, famílias se cumprimentando pelas janelas e atos de bondade em apoio àqueles que são isolados e frágeis.

As celebridades pediram que as pessoas ficassem em casa, lavassem as mãos regularmente, pratiquem o distanciamento social e pressionem seus líderes políticos a introduzir testes generalizados para a doença.

Fonte: The Guardian; tradução: José Carlos Ruy