Covid-19: União Europeia se desculpa com a Itália por negligência

A Itália é o segundo país do mundo com maior número de mortos por conta da Covid-19. Até esta quinta-feira, mais de 22 italianos já haviam falecido.

O Parlamento Europeu se reuniu de modo virtual nesta quinta-feira (16) para discutir medidas de proteção para seus cidadãos diante da pandemia do coronavírus. Logo no começo dos trabalhos, a Comissária Ursula von der Leyen reforçou o pedido de desculpas ao povo italiano, em nome da União Europeia, por conta de certa negligência no início da crise.

“É verdade que ninguém estava realmente preparado para isso. E também é verdade que não agimos da melhor forma quando a Itália precisou de ajuda, logo no começo da crise”, afirmou a Comissária. “É por isso que pedimos as mais sinceras desculpas”.

A Itália é o segundo país do mundo com maior número de mortos por conta da Covid-19. Até esta quinta-feira, mais de 22 italianos já haviam falecido. Cerca de 106 mil pessoas já foram infectadas pelo coronavírus.

Apesar da demora, von der Leyen diz que posteriormente a União Europeia foi capaz de demonstrar solidariedade. “A Europa fez mais nestas últimas quatro semanas do que nos quatro primeiros anos da nossa última crise”, afirmou, referindo-se ao “crash” econômico de 2008 e 2009.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, agradeceu as palavras da Comissária. “Ursula Von der Leyen hoje pediu desculpas à Itáli. Suas palavras representam um importante ato de verdade, o que é bom para a Europa e para a nossa comunidade. Precisamos de uma Europa mais solidária. Ao defender a Itália, também defendemos a integridade da UE”, disse Di Maio.

Tradução e edição: Fernando Damasceno