A Batalha da China contra o coronavírus IX – “Semeando a esperança”

Nona e penúltima parte do Especial “A Batalha da China contra o coronavírus – um relatório de atividades diárias de 23 de janeiro a 23 de fevereiro”, trazendo a íntegra do texto publicado, no Brasil, pela editora Contraponto, com tradução de Gaio Doria.

Os agricultores do distrito de Qidu, na província de Jiangxi, trabalham nos campos / Foto de Liu Haojun - Agência de Notícias Xinhua

O livro oferece um precioso registro de como a China lidou e lida com a pandemia que assola (e muda) o mundo em que vivemos.

Parte I – Especial: A Batalha da China contra o coronavírus  / Parte II – A Batalha da China contra o coronavírus II – “Seja forte, meu filho” / Parte III – A Batalha da China contra o coronavírus III – Membros do PCCh, Avante! / Parte IV – A Batalha da China contra o coronavírus IV – O Hospital Huoshenshan / Parte V – A Batalha da China contra o coronavírus V – “Não sou um vírus” / Parte VI – A Batalha da China contra o coronavírus VI – Luta em diferentes campos  / Parte VII – A Batalha da China contra o coronavírus VII – “À queima roupa” / Parte VIII – A Batalha da China contra o coronavírus VIII – “O Amor prevalecerá”

Neste link, o livro em PDF. Boa leitura.

Não há assunto sem importância na linha de frente

Membros da equipe médica de Jiangxi, em Suizhou, carregam suprimentos / Foto: Yang Jihong – Agência de Notícias Xinhua

Suizhou, 16 de fevereiro de 2020 – Esta tarde, o grupo de direção central, liderado pelo vice-primeiro-ministro Sun, chegou a Suizhou, a duas horas de carro de Wuhan.

Em 6 de fevereiro, Bai Yansong, apresentador de TV, conversou por telefone em seu programa News 1 + 1 com Keke, prefeito de Suizhou. Keke disse que Suizhou estava fazendo o possível para reunir recursos médicos e de pessoal, mas precisava de ajuda.

Bai pediu ao prefeito para ir direto ao ponto e nomear os suprimentos de que ele precisava.

O que exatamente você precisa? Um forte apoio médico?

O prefeito admitiu que os suprimentos médicos eram limitados em Suizhou.

O estoque atual durará apenas três dias”, disse Keke. “Consumimos 5.500 máscaras N95 e 4 mil roupas de proteção diariamente e não temos fontes estáveis para reabastecer nossos estoques.”

No dia seguinte, a primeira equipe médica de 135 profissionais de saúde de Jiangxi chegou a Suizhou, trazendo suprimentos médicos. Keke os cumprimentou no hotel em que estavam hospedados.

Hoje, o vice-primeiro-ministro Sun visitou alguns membros da equipe médica em Jiangxi.

Durante um programa de TV em 14 de fevereiro, Zhu Hu, vice-presidente do Hospital Jinyintan, disse que houve uma queda de energia em uma ala às 17:00h. Era essencial ligar a energia novamente porque um paciente estava em ventilação mecânica. Eles descobriram que era o disjuntor e rapidamente restauraram a energia.

Às 2:35 da manhã do dia seguinte, Zhang Zongjiu, um alto funcionário da Comissão Nacional de Saúde, chegou ao hospital. Zhu ficou surpreso com sua visita em um horário tão tarde.

Zhang disse a Zhu que eles haviam acabado de sair de uma reunião, e o vice-primeiro-ministro havia telefonado para ele para tratar da falta de energia no hospital. Ele foi enviado para verificar se estava tudo bem.

(traduzido da reportagem da CCTV News,ThePaper.cn, Agência de Notícias Xinhua e Hubei Daily)

Zhejiang, 17 de fevereiro de 2020

– O primeiro-ministro Li Keqiang convocou uma reunião do Grupo Central para Prevenção e Controle do COVID-19, para fazer planos adicionais sobre o tratamento médico de pacientes em Hubei e um retorno ordenado ao trabalho e à produção, como de costume.

– Após uma ordem da Comissão Militar Central, no início da manhã, a Força Aérea enviou oito aeronaves de transporte, incluindo três aviões de transporte pesado Y-20, para levar suprimentos médicos e 676 trabalhadores da saúde para Wuhan. É a quarta vez que os militares enviam pessoal e suprimentos.

– Dr. Zhong Nanshan previu que a epidemia atingiria o pico no final de fevereiro e se estabilizaria em abril. A previsão foi baseada no modelo matemático existente e na confiança nas medidas efetivas do governo.

Voltando ao trabalho

Na estação ferroviária de Hangzhou East, os trabalhadores migrantes que retornam a Hangzhou em um trem especial recebem uma calorosa recepção / Foto: Huang Zongzhi – Agência de Notícias Xinhua)

Zhejiang, 17 de fevereiro de 2020 – Na medida em que mais empresas reabrem, a sociedade está funcionando novamente – um retorno ao normal, muito esperado. Após um mês de reclusão, a maioria das pessoas não se sente mais confortável em ficar em casa e deseja voltar ao trabalho.

Numa reunião do Comitê Permanente do Bureau Político em 12 de fevereiro, foi decidido que as empresas deveriam retomar a operação quando as condições permitissem.

A partir de 16 de fevereiro, trens especiais voltam a circular diariamente de Guizhou, Sichuan e Anhui para Hangzhou, transportando gratuitamente trabalhadores migrantes de volta para a cidade. Às 13:57h de 16 de fevereiro, o G4138, primeiro trem, deixou a estação ferroviária Guiyang Norte, levando cerca de trezentos trabalhadores para Hangzhou. O segundo trem, G4391, deixou a estação ferroviária de Chengdu Oeste às 9:30h desta manhã, transportando trabalhadores de Sichuan, a principal fonte de mão-de-obra migrante.

Os trens foram arranjados e financiados pelo governo de Hangzhou, que forneceu bilhetes gratuitos aos trabalhadores migrantes.

Como parte dos serviços direcionados aos trabalhadores, um cartão de identificação é suficiente para embarcar no trem de Guizhou. Na chegada, eles são recebidos por funcionários do Escritório de Seguridade Social e Recursos Humanos de Hangzhou e de escritórios dos distritos. Também recebem presentes – pão, leite e máscaras.

Esses trens foram reservados para trabalhadores que retornam, bem como para novos contratados. Aqueles que retornam a Hangzhou devem ter um “código de saúde” verde e sem sintomas como febre, tosse ou respiração obstruída. Além disso, as empresas que solicitam assentos nos trens devem poder oferecer acomodações para seus trabalhadores.

Os códigos de saúde são certificados de saúde digitais, lançados pela primeira vez em Hangzhou. Eles servem como passe para os trabalhadores que retornam ao trabalho durante a epidemia. Em 11 de fevereiro começou um teste em Hangzhou. O código verde foi emitido para trabalhadores liberados. Aqueles com código vermelho e amarelo podem obter código verde depois de serem submetidos aos procedimentos de quarentena e comprovarem bom estado de saúde.

Em Henan, Anhui e Sichuan, os governos organizaram ônibus de longa distância para transportar trabalhadores para seus destinos. As empresas também buscaram trabalhadores em suas casas para garantir a entrega ponto a ponto.

Com mais negócios retomando a operação, tem tido mais carros nas ruas. Os shoppings e parques também estão abertos. A normalidade está retornando em nossas cidades.

(traduzido de reportagens do People’s Daily e da China Newsweek)

Wuhan, 18 de fevereiro de 2020

– O presidente Xi Jinping conversou por telefone com Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, agradecendo à rainha Elizabeth II e ao primeiro-ministro por simpatizarem com a China em sua luta contra o coronavírus. Xi falou que os suprimentos fornecidos pelo Reino Unido demonstram a amizade entre os dois países e povos. Johnson estendeu a simpatia ao povo chinês em nome do governo e do povo britânico, e falou muito bem das fortes medidas da China e do compartilhamento transparente de informações para conter o vírus.

– O presidente Xi conversou por telefone com o Emmanuel Macron, presidente da França, agradecendo-lhe o apoio à China em um momento crítico da batalha contra a epidemia. Disse que França e China são parceiros estratégicos que compartilham uma profunda amizade e falou muito bem da prioridade do presidente francês nas relações bilaterais com a China. Macron expressou seu apoio ao governo e ao povo chinês, elogiando as medidas tomadas pela China e o alto nível de abertura e transparência no compartilhamento de informações.

– O primeiro-ministro Li Keqiang presidiu uma reunião executiva do Conselho de Estado para planejar a produção agrícola na primavera. A reunião também decidiu reduzir ou isentar os prêmios do seguro social e adiar o pagamento dos fundos de previdência habitacional, entre outras medidas, para apoiar as empresas e garantir os empregos.

– O mecanismo conjunto de prevenção e controle do Conselho de Estado emitiu pareceres sobre a introdução de medidas direcionadas a diferentes áreas e em diferentes níveis para a prevenção e controle eficaz do COVID-19.

– O Ministério de Assuntos Civis e a Comissão Nacional de Saúde emitiram um aviso sobre a concessão de subsídios aos trabalhadores e voluntários da comunidade envolvidos na prevenção e controle da epidemia.

Um café nos aquece

Sina, um barista do Irã, não é tão bom com palavras, mas faz um café maravilhoso / Foto: Wakanda Youth Coffee

Wuhan, 18 de fevereiro de 2020 – Wakanda Youth Coffee, uma marca de café estabelecida há mais de um ano, agora é o único café ainda em operação em Wuhan. Sua equipe de sete baristas de vinte a trinta anos – de Wuhan, de Zhengzhou e do Irã – optou por ficar na cidade.

Desde 26 de janeiro, o Wakanda Youth Coffee fornece quinhentos cafés gratuitos todos os dias para as filiais de Guanggu e Huayuanshan do Hospital Provincial de Hubei de Medicina Tradicional Chinesa. Um médico deixou uma mensagem online: “Muitos serviços de entrega rejeitaram pedidos para o nosso hospital, mas vocês se adiantaram e nos fizeram café gratuito. Obrigado!

Mas somos nós que devemos agradecer”, diz o gerente do café Wakanda. Em uma de suas entregas ao hospital, dois médicos e três voluntários se curvaram para agradecê-lo. Ele foi às lágrimas. “Os médicos dão um impulso à saúde de seus pacientes”, ele sorri. “Damos um impulso aos médicos com nosso café.”

Quando os relatos da história foram publicados, a cafeteria recebeu apoio caloroso de todo o país.

As pessoas começaram a fazer pedidos online para comprar café para médicos e enfermeiros.

Em 15 de fevereiro, a loja havia recebido 13.571 pedidos de doação no valor total de RMB 1,63 milhão. Esses números surpreendentes tocaram o coração dos baristas. “Vendo os números, meu coração bateu forte e uma onda de calor tomou conta de mim”, compartilha um barista. “Era como se todas essas pessoas estivessem juntas conosco.”

Antes disso, ninguém na loja sabia quanto tempo eles poderiam continuar antes de ficar sem suprimentos. Agora, decidiram continuar fazendo café para os profissionais de saúde, tudo isso graças ao amor e apoio dos internautas.

Até que a epidemia termine, as doações dos pedidos serão registradas diariamente e usadas para fazer café e comprar matéria-prima. As quantias restantes serão usadas para criar o “fundo Latte Wuhan”, através de uma instituição de caridade confiável e doadas a profissionais de saúde nas linhas de frente da luta contra o vírus em Wuhan. Uma lista dos doadores será incluída.

Em seu último registro, os baristas anotavam as seguintes frases: “Todos os dias a caminho do hospital nós vemos agricultores puxando carrinhos de legumes para equipes médicas, donos de restaurantes entregando centenas de quentinhas para hospitais, assim como os regressados do exterior doando caixas de máscaras para os médicos. Vimos essas pessoas correndo para prestar ajudar nos momentos mais difíceis. Estamos fazendo o que podemos, assim como assistimos outros fazendo.”

(traduzido da reportagem de people.cn, The Beijing News e Topics in Focus)

Todas as partes da China, 19 de fevereiro de 2020

– O Presidente Xi Jinping enfatizou a necessidade de fornecer mais cuidado e proteção para os médicos na linha de frente que combatem o COVID-19. Ele os descreveu como a espinha dorsal para combater a epidemia. O país deve protegê-los, cuidar e fornecer apoio integral a eles para garantir que mantenham a moral, o vigor e a saúde na luta contra a epidemia.

– Segundo o site oficial da Comissão Nacional de Saúde, até a meia-noite de 18 de fevereiro havia 1.749 novos casos confirmados e 1.824 casos que tiveram alta em todo o país. Pela primeira vez desde o início da epidemia, a contagem diária de casos curados superou a de novos casos confirmados.

– Um total de 30 mil médicos de governos locais e militares, especializados em doenças respiratórias, infecciosas, doenças cardíacas e renais, foram enviados para Wuhan. O número de profissionais médicos de UTI em Wuhan atingiu 11 mil, representando quase 10% do total do país.

– À meia-noite, Wuhan converteu doze edifícios em centros de tratamento temporário, fornecendo um total de 20 mil leitos.

Semeando a esperança nos campos de primavera

Todas as partes da China, 19 de fevereiro – Hoje é a Yushui, o segundo dos Vinte e Quatro Termos Solares da China. Significa mais chuvas do que neve no Norte e o fim da neve no Sul.

As atividades de agricultura na primavera também começam hoje. Como diz um velho ditado chinês: “Na primavera, a chuva é tão preciosa quanto o petróleo.” As chuvas ajudam as plantações a retomarem o crescimento. Este é o dia perfeito para arar e semear.

Momento crítico para as atividades de agricultura na primavera, também é o dia em que a batalha da China contra o COVID-19 entrou na sua fase mais difícil.

Por dias sucessivos, os agricultores usaram máscaras médicas, pois se ocupavam em arar os campos para a primavera.

Os sulcos de suas terras são uma tábua de salvação. Eles têm profundo amor pelos campos sob seus pés e pelas sementes em suas mãos. Cultivando na primavera e colhendo no outono, garantem um fornecimento seguro de grãos ao país.

Neste momento difícil para a China, os agricultores estão semeando não apenas sementes, mas a esperança de uma boa colheita.

(traduzido de artigos do ccdi.gov.cn)

Wuhan, 20 de fevereiro de 2020

– O presidente Xi Jinping manteve uma conversa por telefone com Moon Jae-in, presidente da República da Coreia. Xi agradeceu a Moon Jae-in por seus votos de sucesso e apoio neste momento crítico da batalha da China contra o COVID-19, que demonstra a amizade entre os dois países vizinhos que prestam assistência mútua em momentos de necessidade. Moon Jae-in elogiou os esforços da China contra a epidemia, expressando sua crença de que, sob a liderança firme de Xi, o povo chinês venceria o vírus em breve.

– O presidente Xi manteve uma conversa telefônica com Imran Khan, primeiro-ministro do Paquistão. Xi disse: “A batalha contra o COVID-19 é agora a principal prioridade do governo chinês. Através do trabalho árduo dos médicos na linha de frente e de todo o povo chinês, a situação está tomando um rumo positivo. A China está confiante e capaz, com a certeza de que superará a epidemia, minimizando o impacto negativo e atingindo as metas deste ano para o desenvolvimento social e econômico.” Imran Khan disse: “Graças ao controle efetivo da epidemia na China, o COVID-19 não está se espalhando tão rapidamente pelo mundo. O mundo aprecia os esforços e realizações da China. Nenhum outro país poderia ter feito melhor do que a China.”

– O presidente Xi respondeu a Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, expressando gratidão por seu apoio ao esforço de controle da epidemia da China e por convidar a comunidade internacional a melhorar a coordenação no combate ao COVID-19.

– O primeiro ministro Li Keqiang, em seu cargo de chefe do Grupo Central de Prevenção e Controle do COVID-19, emitiu instruções para fortalecer a proteção dos médicos na linha de frente, acelerar a aplicação clínica de medicamentos e garantir a retomada ordenada do trabalho e da produção.

(continua)