Secretarias de Trabalho e centrais sindicais se unem contra a Covid-19

As secretarias do trabalho do país se unem às centrais sindicais para a criação de comitês para avaliarem a reconversão das indústrias para atender ao enfrentamento da Covid-19.

Davidson Magalhães é ´presidente do Fórum de Secretários do Trabalho - Foto: Yago Matheus

A reconversão produtiva, que é a possibilidade de transformação das atividades de algumas plantas industriais, nesse caso específico para a produção de bens e insumos necessários para o enfrentamento do coronavírus, foi o principal ponto da reunião, realizada nesta sexta-feira (3), por videoconferência, entre o Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) e Centrais Sindicais.

A criação de comitês estaduais para o mapeamento das indústrias que possam fazer essa conversão para a produção de respiradores mecânicos, álcool gel e equipamentos de proteção individual é o primeiro passo da ação.

A possibilidade da requalificação dos trabalhadores para novas atividades na implementação da reconversão produtiva foi destacada pelo presidente do Fonset e secretário do Trabalho da Bahia, Davidson Magalhães: “Além de atender uma necessidade iminente, a medida garante a manutenção dos empregos dos trabalhadores desse segmento. O próximo passo é articularmos com as federações das indústrias e outros setores que devem ser envolvidos nessa ação”, explica Magalhães.

Participaram da reunião o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Sérgio Nobre; presidente da Força Sindical, Miguel Torres; presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah; presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo; vice-presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores, José Reginaldo Inácio; e o presidente da Central de Sindicatos do Brasil, Antonio Neto.

Fonte: Fonset

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *