PCdoB lamenta morte de histórico líder sandinista Jacinto Suárez

Faleceu nesta quinta-feira (2) o histórico líder sandinista, Jacinto Suárez Espinoza, 73 anos, veterano da revolução nicaraguense, deputado da Assembleia Nacional da Nicarágua.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em nota assinada pelo Secretário de Relações Internacionais, Walter Sorrentino, registrou que Jacinto “foi um entusiasta da cooperação e da ação conjunta entre as forças de esquerda da América Latina e do Caribe. Em especial através do Foro de São Paulo que frequentou com assiduidade desde sua fundação”.

A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) declarou:

“Com uma história de vida brilhante e excepcional, o companheiro Jacinto Suárez Espinoza foi, até seu último suspiro, fiel ao povo nicaragüense, fiel às famílias nicaragüenses, leal com o ideário e os juramentos dos militantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional e fiel na Coordenação de Comunicação e Solidariedade com todos os Povos, Partidos e Movimentos Revolucionários do Mundo (…) Jacinto sofreu torturas, perseguições, mais de 7 anos de prisão, sob a vergonhosa ditadura somocista. Ele nunca renegou seus princípios e valores, como convém ao Espírito imbatível dos Revolucionários que amam a Vida, em Liberdade, Dignidade, Fraternidade, Soberania e Democracia, valores que nossos Povos estimam e defendem. Jacinto Suárez Espinoza, irmão de nosso comandante Daniel e de todos nós guerrilheiros sandinistas, combatentes da luz, paz e afeto, somos invencíveis com o grande e glorioso espírito do povo nicaraguense.”

Leia, abaixo, a íntegra da nota do PCdoB.

PCdoB se despede do líder sandinista Jacinto Suárez

No dia de ontem, 2 de abril, o mundo perdeu Jacinto Suárez, histórico líder sandinista, dirigente da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e deputado da Assembleia Nacional da Nicarágua.

Como Secretário de Relações Internacionais da FSLN foi um entusiasta da cooperação e da ação conjunta entre as forças de esquerda da América Latina e do Caribe. Em especial através do Foro de São Paulo que frequentou com assiduidade desde sua fundação.

Sua luta contra a ditadura somocista, estando vários anos em cárcere, e pelo socialismo na Nicarágua é fonte de inspiração para todo o nosso partido.

Dedicamos à família, aos amigos, aos militantes da FSLN e nicaraguenses em geral estas nossas palavras como registro da despedida de um companheiro e amigo.

Abraço forte,

Walter Sorrentino

Secretário de Relações Internacionais