Epidemia adia Parada LGBT de junho para novembro

Por todo o mundo, eventos são adiados ou cancelados, pela primeira vez, devido à proibição de aglomerações e necessidade de quarentena contra o corona vírus. O Dia do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) é mundialmente comemorado em 29 de junho, desde 1969.

Guiness Book registra a Parada de São Paulo como a maior aglomeração LGBT do mundo. Foto divulgação/APOGLBT SP

A parada LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, foi adiada de 14 de junho deste ano para 22 de novembro. O anúncio, divulgado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT), que organiza o evento em parceira com a Prefeitura.

“Em virtude dos acontecimentos causados pela crise do Coronavírus (Covid19), a Diretoria da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, vem a público comunicar aos apoiadores e a todos da comunidade LGBT+, a alteração de toda programação do Mês do Orgulho LGBT+ de São Paulo”, diz o comunicado.

A Parada é considerada o segundo maior evento em arrecadação de recursos para a cidade, após a Fórmula I. Neste período, hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas e festas lotam com turistas de toda a América Latina e outros países do mundo. A transferência para novembro, no entanto, não prevê as condições em que a pandemia terá evoluído até lá. A expectativa é de que a quarentena já tenha sido rompida.

Os eventos do Dia do Orgulho LGBT ocupam todo o período próximo ao feriado prolongado de Corpus Christi, quando LGBTs de todo o país e outras partes do mundo programam sua viagem a São Paulo para acompanhar as festividades. O período escolhido de novembro visa favorecer o turismo, devido aos feriados próximos de Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra.

O tema do evento deste ano é “Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa Democracia” e promete ser um grande ato contra o presidente Jair Bolsonaro.

Confira as dadas previstas para a série de eventos:

16/11/2020 – Coletiva de Imprensa
19/11/2020 – Prêmio Cidadania em Respeito a Diversidade
20/11/2020 – Feira Cultural da Diversidade
20/11/2020 – Corrida Diversity Run Celebration
20/11/2020 – Encontro de Organizadores de Parada
21/11/2020 – Jogos da Diversidade
22/11/2020 – 24ª Parada LGBT+ de São Paulo.