Omissão pode causar 1 milhão de mortes no Brasil por Covid-19

O alerta é do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que criou um canal no Youtube para prestar informações sobre a pandemia de coronavírus.

O renomado neurocientista coordena o comitê l Foto: Reprodução

Aqui e no mundo, o professor Miguel Nicolelis é um dos grandes cientistas da atualidade.  Apaixonado pelo Brasil, tem outra característica que o distingue: a preocupação genuína com o social, o ser humano. Desde que estourou pandemia, ele anda muito apreensivo. O novo coronavírus (Covid-19) tem-lhe tirado o sono.

Além da questão científica, Nicolelis tem muitos amigos espalhados pelo planeta e dois filhos morando nos EUA, atual epicentro da catástrofe. No momento, ele está no Brasil.

“A estimativa mais amena é de que ocorram entre 100 mil e 200 mil mortes nos Estados Unidos; a mais realista fala em 1 milhão a 1,5 milhão 1,5 milhão”, observa. “No Brasil, podemos ter 1 milhão de vítimas fatais se não fizermos nada”, atenta.

Tanto que há três semanas ele alerta para a falta de uma Comissão Nacional que centralize e coordene todos os aspectos necessários para entrarmos na guerra contra o coronavírus. “Vai ser uma guerra de verdade, a pior que já enfrentamos”, salienta. “Nunca passamos por algo parecido.”

Nesse sentido, Nicolelis vem atuando em várias frentes. Uma delas é a da informação. No dia 23 de março ele iniciou no seu canal no You Tube um programa para tratar da pandemia.   Chama-se Nicolelis Nightly News.

Durante cerca de 10 minutos, ele faz um resumo das notícias do dia no Brasil e no mundo, analisadas e comentadas sobre a ótica da ciência do século XXI. O programa vai ao ar todas as noites, exceto aos sábados, entre 20 e 21 horas.

Dada a importância dessa iniciativa, firmamos uma parceria. Durante a pandemia, ele terá uma coluna no Viomundo, que se chamará Professor Nicolelis contra a pandemia, que entrará no ar nesta quarta-feira (1º). Vamos reproduzir todos os vídeos que ele está produzindo para o seu canal no You Tube.

Começamos com o de terça-feira (30), onde ele fala sobre o inimigo que temos pela frente.

Fonte: Blog da Saúde, no Viomundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *