Xi Jinping pede ação internacional urgente contra COVID-19

O presidente da China, Xi Jinping, conversou nesta quinta-feira (12) por telefone com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pedindo que a comunidade internacional tome medidas urgentes na batalha contra a epidemia da COVID-19.

Foto: Diário do Povo

Xi recordou que desde o surto da doença causada pelo novo coronavírus, Guterres lhe escreveu para expressar a afinidade e apreço pelas medidas de prevenção e controle da China e manifestou publicamente seu apoio aos esforços da China contra a epidemia em múltiplas ocasiões.

O presidente chinês expressou sua gratidão ao chefe da ONU e assinalou que como diz frequentemente o povo chinês: Amigos verdadeiros se conhecem nas ocasiões difíceis.

Graças aos árduos esforços, a China registrou uma tendência nacional em que a situação de prevenção e controle da epidemia está fazendo avanços constantes e a ordem da vida e produção está sendo retomada em um ritmo crescente, disse Xi.

Para o próximo passo, acrescentou Xi, a China atuará com a mesma prudência no final como no início e continuará com seus esforços de prevenção e controle de forma rígida, sólida e meticulosa e também impulsionará seriamente todos os aspectos do trabalho do desenvolvimento econômico e social.

O povo chinês vencerá definitivamente a COVID-19 e também realizará sem dúvida seus objetivos previstos de desenvolvimento econômico e social, disse Xi. “Estou plenamente confiante nisso”.

Xi enfatizou que o árduo trabalho do povo chinês ganhou precioso tempo e fez importantes contribuições para a prevenção e o controle de outros países.

Ao assinalar que a COVID-19 surgiu e se propagou recentemente em diversos países e que a situação é preocupante, Xi pediu que a comunidade internacional tome ações urgentes e conduza uma cooperação internacional efetiva na prevenção e controle conjuntos, a fim de formar uma firme força conjunta para derrotar a doença.

A China está disposta a compartilhar sua experiência com outros países, realizar pesquisa e desenvolvimento conjuntos de remédios e vacinas e oferecer toda a assistência que possa aos países em que se está propagando a doença, disse Xi.

Xi acrescentou que a China apoia a ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS) a mobilizar a comunidade internacional para aumentar a coordenação de políticas, ampliar o fornecimento de recursos e particularmente ajudar os países em desenvolvimento com fracos sistemas de saúde pública a preparar-se para a prevenção e resposta.

A China, disse Xi, anunciou uma doação de US$ 20 milhões à OMS para apoiar seus esforços de organização de ações internacionais contra a epidemia.

A epidemia demonstrou mais uma vez que a humanidade é uma comunidade com um futuro compartilhado no bem e no mal, enfatizou Xi, acrescentando que na era da globalização econômica, a COVID-19 não será a última grande emergência mundial e que diversos assuntos de segurança tradicionais e não tradicionais gerarão constantemente novas provas.

A comunidade internacional tem de ver a humanidade como uma comunidade com um futuro compartilhado, tomar cuidado uns dos outros, trabalhar juntos para abordar os riscos e desafios e construir um planeta belo, disse o presidente chinês.

Ao assinalar que este ano marca o 75º aniversário da fundação da ONU, Xi disse que a China apoia a comunidade internacional a aproveitá-lo como uma oportunidade para reafirmar seu compromisso com o multilateralismo e reforçar e melhorar o sistema de governança global com a ONU no núcleo.

A parte chinesa, acrescentou, continuará apoiando o trabalho da organização mundial.

Por sua parte, Guterres disse que está contente em felicitar a China pela significativa redução de casos da COVID-19 na China.

O chefe da ONU disse acreditar que com a firme determinação e forte resiliência, a China superará a epidemia e restaurará a ordem econômica com rapidez, o que não só favorece os interesses do povo chinês, mas também representa uma importante contribuição para o mundo.

A ONU agradece a China por ajudar os países que atualmente têm dificuldades no combate à COVID-19, disse Guterres, acrescentando que a organização mundial aprecia a China por compartilhar sua experiência de prevenção e controle da epidemia com os países em desenvolvimento e oferecer assistência tão valiosa como suprimentos médicas, vacinas e medicamentos.

Guterres disse que o apoio da China é crucial para o multilateralismo e que a ONU espera aprofundar ainda mais sua cooperação com a China em mudança climática, desenvolvimento sustentável e diversos outros âmbitos, e deseja que a China desempenhe um importante papel de liderança nos assuntos internacionais.

Fonte: Agência Xinhua