MTST denuncia PM de Minas por assassinato de líder do movimento

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de Minas Gerais denunciou o assassinato de um membro do movimento social na cidade de Uberlândia. De acordo com informações do MTST, Daniquel Oliveira dos Santos, de 41 anos, foi morto com um tiro disparado por um policial militar na madrugada desta quinta-feira (5).

Moradores da Ocupação Fidel Castro protestam contra o assassinado de seu líder. Foto: MTST

Guilherme Boulos, dirigente nacional do MTST, anunciou o crime via redes sociais. “Coordenador do MTST foi assassinado pela PM em Uberlândia. Foi executado friamente por policiais. Mais um caso de violência política no país. Exigimos punição aos assassinos”. Daniquel atuava há três anos como coordenador responsável pela infraestrutura da ocupação Fidel Castro, em Uberlândia.

Procurada pelos diversos veículos de comunicação, a Polícia Militar não se manifestou sobre o crime.

Repúdio

Nota divulgada pelo MTST contestou a tentativa de criminalizar o próprio movimento pelo crime. A nota denuncia ainda que a Policia Militar reprimou um protesto dos moradores do assentamento em que o líder assassinado atuava. O MTST repudiou a ação da  do PM mineira e política de criminalização da pobreza executado pelo governo Zema. “É inadmissível que um trabalhador que luta pelo direito básico à moradia seja assassinado de maneira tão cruel e fria por um agente de segurança pública, diz o movimento de luta por moradia.

Daniquel atuava em Uberlândia (MG)

Leia abaixo a ínregra da nota:

Hoje o MTST está de luto. PM EXECUTA MILITANTE DO MTST EM UBERLÂNDIA/MG

Na madrugada do dia 5/3 a PM de Minas Gerais executou covardemente, com um tiro na nuca, o companheiro Daniquel Oliveira dos Santos.

Daniquel era coordenador da ocupação Fidel Castro, organizada pelo MTST em Uberlândia há 3 anos. Responsável pela infraestrutura da ocupação, Daniquel foi alvejado depois de subir em um poste de uma das casas.

Estão querendo criminalizar nosso movimento apontando que havia arma com Daniquel. O que é uma mentira. Até quando a polícia continuará nos perseguindo, perseguindo nossos militantes, até quando tamanha covardia com nossa luta?

Revoltados com tamanha covardia, os moradores da ocupação Fidel Castro bloquearam nessa manhã a BR 050 em protesto. Por sua vez, a sanguinária PM/MG reprimiu a manifestação com bombas e balas de borracha, ferindo 3 pessoas.

É inadmissível que um trabalhador que luta pelo direito básico à moradia seja assassinado de maneira tão cruel e fria por um agente de segurança pública. O MTST expressa seu mais profundo repúdio à PM de MG e à política de criminalização da pobreza levada a cabo pelo governador Romeu Zema.

Não é com tiro que irão interromper a luta do povo brasileiro.

Daniquel era e será exemplo para os lutadores sem-teto por sua dedicação à luta e a coletividade. Milhares de lutadores como ele seguirão em frente, para que essa injustiça jamais seja esquecida.

Daniquel, presente!??

Da redação.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *