Congresso cria comissão externa para apurar naufrágio no Amapá

Pedido foi feito pela deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) e pelo senador Paulo Albuquerque (PSD-AP)

Resgate sendo feito após mais um naufrágio no Amapá (Foto: Agência Brasil/EBC)

O Congresso Nacional aprovou na quarta-feira (4) a criação de uma comissão externa para acompanhar os procedimentos e as medidas dos órgãos competentes na apuração das responsabilidades quanto ao naufrágio do navio Anna Karoline 3, ocorrido no sul do Amapá, no dia 29 de fevereiro. A comissão atuará por 180 dias, com sete titulares e sete suplentes.

Foi aprovado o requerimento de criação apresentado pela deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) e pelo senador Paulo Albuquerque (PSD-AP).

No início da semana, a deputada amapaense já havia se manifestado sobre o caso na tribuna da Câmara, onde cobrou fiscalização mais eficiente no setor.

“É importante que, tanto a bancada federal quanto o Ministério Público federal e estadual, além de outras autoridades, se unam na busca de mecanismos para que a gente tenha a garantia de uma fiscalização mais eficiente neste que é o meio de transporte dos ribeirinhos, das pessoas que moram nas ilhas. Essa fiscalização, infelizmente, tem demonstrado não ser eficaz para garantir a segurança de quem usa esse meio de transporte”, afirmou Professora Marcivânia.

O Anna Karoline 3 saiu por volta das 18 horas de sexta-feira (28) de Santana, no Amapá, em direção a Santarém, no Pará. Mas a viagem foi interrompida na madrugada de sábado, próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, no Rio Jari.

O Corpo de Bombeiros afirmou que não há um número oficial de vítimas, pois a embarcação não tem uma lista de passageiros para orientar as buscas, mas o que se sabe é que estavam sendo transportadas no mínimo 60 pessoas.

PCdoB na Câmara com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *