Deputada quer explicações sobre ação de servidor no ato anti-Congresso

A narração do vídeo compartilhado por Bolsonaro pelo WhatsApp convocando ato contra o parlamento foi feita pelo coordenador-geral de publicidade e propaganda da Embratur

(Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) protocolou na Câmara requerimento de informação ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, solicitando esclarecimentos sobre a participação de funcionário comissionado da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), na divulgação de vídeo convocando manifestação contra o Congresso Nacional e o STF para o dia 15 de março.

O vídeo foi enviado pelo presidente Jair Bolsonaro pelo WhatsApp. A narração foi feita pelo coordenador-geral de publicidade e propaganda da Embratur, Silvio Santos Nascimento, que foi nomeado para o cargo na gestão de Bolsonaro.

Para a deputada Alice Portugal, o fato de a locução ter sido gravada por alguém que ocupa cargo comissionado no governo federal é mais uma evidência do envolvimento do presidente na convocação das manifestações.

“Isso revela também que um servidor público comissionado está atuando como agente político, em completo desacordo com a natureza de seu cargo. O ministro precisa esclarecer quais providências legais serão tomadas diante da constatação de que um servidor foi o responsável pela locução de um vídeo contendo ataques às instituições democráticas e qual punição prevista para exemplos como este de evidente desvio de função”, afirma a deputada, ressaltando que a convocação de atos em defesa do fechamento do Congresso e STF por parte de um presidente e servidores do governo atentam contra a Constituição Federal e contra a democracia brasileira.

Assessoria de Comunicação da deputada Alice Portugal