Semana vermelha destaca grave ameaça golpista

O jornalista José Carlos Ruy resume as principais notícias da semana, publicadas no Portal Vermelho entre os dias 23 a 29 de fevereiro de 2020 .

Bolsonaro

O carnaval deste ano foi marcado pela maior ameaça à democracia feita pelo chefe do governo de extrema direita, Jair Bolsonaro que, ao divulgar a convocação para um ato público de caráter fascista e antidemocrático contra o Congresso Nacional e o STF, confirmou os piores temores quanto a seu autoritarismo, despreparo para o exercício da presidência da República e desprezo pelas instituições democráticas.

E despertou também o mais amplo sentimento de rejeição aos rumos de seu governo, com manifestações em defesa da democracia por todos os partidos democráticos, centrais sindicais, entidades estudantis, organizações da sociedade civil e personalidades democráticas, em defesa da ordem civil e constitucional, da liturgia e decoro do cargo presidencial.

Bolsonaro repetiu, num registro certamente pior e contra a lei, apelo semelhante ao do então presidente Fernando Collor de Mello, em agosto de 1992, e o resultado que pode ser igualmente contra ele, a julgar pelas reações que provocou. Reação que ele não previu e logo tentou minimizar a gravidade de seu ato insano, e  declarou pelo Twitter ter “apenas” divulgado mensagem de caráter pessoal, numa tentativa de se livrar da acusação de crime de responsabilidade.

Não adiantou nem um pouco. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi taxativo: “Criar tensão institucional não ajuda o País a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional”, disse. No Congresso, os partidos políticos – com entidades e movimentos sociais – anunciaram providências contra a agressão de Bolsonaro.

Três ex-presidentes da República se juntaram à denúncia da ameaça golpista. O presidente da OAB  Felipe Santa Cruz diz que pode justificar a abertura de um processo de impeachment. Para Celso de Melo,  decano entre os juízes do STF, Bolsonaro não está à altura do cargo que exerce e revela sua face sombria ao desrespeitar os poderes da República.

A entidade dos advogados pela democracia – ADJC (Associação Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania), advertiu contra o risco grave para a  democracia, rejeitou a ação de Bolsonaro e disse que só o povo nas ruas pode defender a institucionalidade ameaçada e impedir uma aventura golpista.

As centrais sindicais convocam, todas elas, manifestações pela democracia.  Além do 1º de Maio Unificado, marcaram três atos conjuntos em março, com partidos e outras organizações da sociedade civil, em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas – os atos estão marcados para 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), em Memória da Luta da Vereadora Marielle Franco (14 de Março) e o Ato em Defesa da Educação, dos Serviços Públicos, Empregos, Direitos e Democracia (18 de março).

O PCdoB, por sua vez, defende ampla e imediata resposta ao golpismo. A presidenta Luciana Santos considerou gravíssima a atitude de Bolsonaro, que vai testando os limites da democracia para impor uma mudança de regime no país. E contra essa tentativa golpista é imperativa a tomada de posição e a união de todas as lideranças dos partidos que prezam a democracia, independente de matizes ideológicas e eventuais divergências políticas.

Ela considera também que a batalha das ruas, a mobilização povo, é outra questão chave para a defesa da democracia. As entidades dos movimentos sociais e sindical devem organizar uma ampla mobilização popular contra a ameaça de golpe. Lula, por sua vez,  chama o Congresso a reagir em defesa da democracia.

“O que o Brasil precisa é gerar empregos, tirar o povo da pobreza. Bolsonaro nunca combinou com democracia. É um falso patriota que entrega nossa soberania aos EUA e condena o povo à pobreza. Um falso moralista que acoberta o Queiroz e outros corruptos e criminosos”, disse. 

Parlamentares democratas reagiram contra Bolsonaro dizendo que ele cometeu crime de responsabilidade com seu ato contra o Congresso e o STF. A UNE intensificou a mobilização para os protestos de 18 de março – o #18M. Mesmo entre aqueles que aparentemente o apoiam, Bolsonaro colheu críticas severas.

O general Santa Cruz, que foi ministro-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro, condenou o  uso de imagem de generais na convocação do ato contra o Congresso e o STF, chamando o ato de Bolsonaro de “errado” e “grotesco.” Os jornalões O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S, Paulo manifestaram, em editorial, a oposição à ameaça de golpe por Bolsonaro, e deixaram claro a  necessidade da defesa da democracia – a Folha chegou a falar na possibilidade de impeachment do presidente.

Um carnaval antiBolsonaro, pelo respeito à lei

Os carnavais, festa popular por excelência, têm sempre a marca política de seu tempo. O deste ano não foi diferente, e levou para a avenida a rejeição popular pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro e o fundamentalismo evangélico que acompanha sua ignorância, atraso e desprezo pelo povo.

No Rio de Janeiro, houve o Cristo negro, índio e feminino, e baleado, da  Mangueira, cujo samba enredo “A Verdade Vos Fará Livre”, proclamou: não há “messias de arma na mão”. A crítica alcançou também Bolsonaro e os bolsonaristas, que querem um ensino alienante que falsifica a história.

Na Sapucaí a aula de história foi implacável ao demonstrar a miséria cultural e mentirosa que o país é forçado a viver sob o governo da extrema-direita. Trouxe, entre outras coisas, batedores de panela vestidos de gado, um presidente Bozo fazendo arminha. os inúmeros contos do vigário passados contra o país pelos malandros históricos da política brasileira, como o carro com o Super Juiz, os super juízes em bonecos infláveis, que dizem combater a corrupção mas entregam nossas riquezas ao capital internacional.

Ou a alegoria da fábrica de fake news, para enganar e manipular o povo. Em tempos de imbecilização geral da nação, de escola sem partido, sem verbas e sem liberdade de cátedra a Sapucaí é pós graduação em história do Brasil.

Em São Paulo, a Águia de Ouro bradou um altissonante “Viva Paulo Freire”, em homenagem ao grande educador desprezado pela direita tupiniquim.

Na Alemanha, em Dusseldorf, um carro alegórico trouxe um boneão do Bolsonaro como “assassino do clima”.

Na posição de Cristo Redentor, os braços abertos eram as serras elétricas do desmatamento.

 https://vermelho.org.br/2020/02/25/em-tempos-de-escola-alienante-a-aula-de-historia-e-na-sapucai/ e https://vermelho.org.br/2020/02/25/aguia-de-ouro-afronta-bolsonarismo-e-e-campea-com-viva-paulo-freire/  e https://vermelho.org.br/2020/02/25/carnaval-alemao-retrata-bolsonaro-como-assassino-do-clima/

Paulino, presente!

Paulino, sindicalista rural do PCdoB, é assassinado no sul do Pará

O trabalhador rural, líder comunitário e sindicalista Raimundo Paulino da Silva Filho, ex-vereador de Ourilândia do Norte (PA), foi assassinado a tiros, por pistoleiros, neste sábado (22), na margem da Rodovia PA-279, no município. Ele tinha 51 anos, era casado e tinha filhos.

Foi uma notícia “cruel e covarde”, disse a nota divulgada pela direção do PCdoB-PA. Ele era uma grande liderança rural, e coordenou ocupações de terras cmo a da fazenda 1.200 (PA-Maria Preta), onde vivem 150 famílias. Paulino e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) acusavam o fazendeiro Eutimio Lippaus de ordenar os ataques.

O latifundiário reivindica a posse do terreno. Mas, segundo o Incra e o Ministério Público Federal (MPF), a ocupação corresponde a 25% de uma área de propriedade da União. A briga na Justiça vem desde 2006, e Paulino era ameaçado de morte pelo fazendeiro. Paulino era filiado ao PCdoB, onde cogitava se candidatar, neste ano, a vereador ou mesmo a prefeito.

EUA: ricos e neoliberais vêem Trump como ameaça menor do que Sanders

A elite do Partido Democrata quer roubar a indicação de Sanders – Nos EUA, o resultado favorável do candidato socialista Bernie Sanders em Nevada abre o sinal amarelo para a direção do Partido Democrata, que teme o crescimento do candidato ligado aos movimentos sociais e aos trabalhadores.

E há sinais de que a direção democrata, com apoio de doadores muito ricos, poderá agir para inviabilizar sua candidatura, por considerá-la muito radical. Caso Bernie Sanders seja sabotado, há sinais de crescimento do DemExit, um movimento que levará ao racha do Partido Democrata e à tentativa  de formação de um terceiro partido reunindo o movimento social e os trabalhadores.

Há mesmo quem pense que, sendo inevitável a candidatura presidencial de Sanders, os setores democratas moderados podem preferir a reeleição de Trump em novembro.

https://vermelho.org.br/2020/02/25/a-elite-do-partido-democrata-quer-roubar-a-indicacao-de-sanders/ e https://vermelho.org.br/2020/02/26/e-se-bernie-sanders-for-o-unico-democrata-capaz-de-vencer-trump/

Caos na economia

Dólar dispara – na sexta-feira (28) fechou a 4,51 reais, acumulando alta de 11,67% nos dois primeiros meses de 2020 – um recorde histórico. E a bolsa cai , indicando temores do mercado não só com o coronavirus, mas principalmente com a turbulência causada pelo governo de Jair Bolsonaro, que pode prejudicar a aprovação no Congresso de reformas que o mercado defende.

O temor reflete quedas nas bolsas pelo mundo afora. E a decepção crescente com o ministro Paulo Guedes, que se revela incapaz de entregar o crescimento prometido com sua agenda de cortes. O PIB não deve crescer mais que 1% em 2019.

Dólar dispara chegando a R$ 4,41 e bolsa despenca
e https://vermelho.org.br/2020/02/26/bolsa-fecha-em-queda-de-7-dolar-encerra-a-r-444/ e
Dólar fecha a R$ 4,47, renovando recorde histórico
e https://vermelho.org.br/2020/02/28/no-acumulado-de-2020-o-dolar-tem-alta-de-1167/

Freio de mão na economia

Bancos dos EUA já preveem crescimento abaixo de 2% para o Brasil – Bolsa de Valores de Nova York e bancos de Wall Street reduzem as projeções de crescimento para o PIB do Brasil em 2020, que ficam abaixo de 2%.

“O surto de coronavírus deve impactar negativamente as exportações. Dado o maior impacto esperado do vírus e os contínuos indicadores de atividade econômica sem sinal uniforme no Brasil, reduzimos nossa previsão em outros 30 pb (pontos base)”, disseram os economistas , David Beker e Ana Madeira, do Bank of America Merrill Lynch.

Pessimismo crescente

Cresce pessimismo com a economia brasileira em 2020 – O impacto do coronavírus, que pode tr reflexos nas exportações, somado à frustração com os dados recentes de atividade, leva economistas a preverem um PIB mais fraco ou até mesmo negativo no 1º trimestre de 2020.

O primeiro trimestre de 2020 deve ser negativo, ficando em -0,2%, diz José Francisco de Lima Gonçalves, do Banco Fator. “Não há como crescer” em um cenário em que o surto afeta negativamente a demanda externa e ao mesmo tempo a política fiscal continua contracionista”, diz. “Há risco de um crescimento mais fraco ou mesmo queda”, diz Sergio Vale, da MB Associados.

A mentira que condenou Lula

Peritos da PF admitem possível adulteração em documentos da Odebrecht – Os documentos copiados do “setor de operações estruturadas” da Odebrecht podem ter sido adulterados. Os arquivos foram utilizados para sustentar que a construtora doou R$ 12 milhões a Lula como forma de suborno.

As irregularidades foram anexadas à complementação das alegações finais do processo contra Lula. De acordo com a Polícia Federal, os arquivos utilizados na denúncia contra Lula foram diretamente copiados dos sistema “MyWebDay”, utilizado pelo departamento de operações estruturadas da Odebrecht. No entanto, antes de ser enviado às autoridades, o material teria ficado em posse da construtora por quase um ano, tempo em que os arquivos teriam sido adulterados.

Ruína da economia

55 milhões de  trabalhadores sem emprego ou mal empregados

Brasil tem 11,9 milhões de desempregados e 38,3 milhões de informais – O Brasil começou 2020 desempregado ou com empregos precários, mostra o IBGE. No total, incluindo os  4,7 milhões de desalentados, são 55 milhões de pessoas, mais da metade do que os 94,2 milhões de trabalhadores, dos quais nada menos de 40,7% na informalidade.

Estudo desmascara a mentira da dívida da Petrobras

Estudo desmonta farsa bolsonarista sobre dívida da Petrobras – Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP) informa que dívidas da Petrobrás refletem reservas do pré-sal e não serão resolvidas com venda de ativos. A análise consta do documento

“O endividamento da Petrobrás e as empresas internacionais”, desenvolvida pelo INEEP. De acordo com o estudo, petrolíferas que fizeram grandes descobertas, entre 2009 e 2017, tiveram expansão em seu endividamento. O estudo desmente versões bolsonaristas sobre endividamento da Petrobras e mostra que ele seguiu ritmo alto em função das megadescobertas de óleo e gás do pré-sal, e que a redução das dívidas somente se dará com mais investimentos, não com a venda de ativos.

O volume do pré-sal exigiu que a Petrobrás levantasse recursos para explorar seu potencial. “É importante lembrar que a dívida de hoje gerará receita e caixa para a empresa no longo prazo, por conta da produção do pré-sal, e este, por sua vez, poderá reduzir o endividamento original da Petrobrás.

O petróleo é uma atividade de altíssimo risco, que exige decisões de curto prazo, cujas ‘recompensas’ se darão num horizonte temporal muito mais longo”, explica o coordenador do estudo.