PCdoB publica nota de pesar pela morte de Nexhmije Hoxha

Falecida na última quarta-feira (26) em Tirana, capital da Albânia, cidade onde a liderança revolucionária passou grande parte da sua vida política.

Nexhmije e Enver Hoxha se casaram durante a Guerra de Libertação Nacional.

Em nota assinada pelo secretário nacional de Política e Relações Internacionais do PCdoB, Walter Sorrentino, o Partido expressa pesar pela morte da importante personalidade albanesa, Nexhmije Hoxha.

Partidos membros da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML) no mundo inteiro homenagearam Nexhmije e se solidarizaram com a família e os amigos.

Segue a íntegra da nota:

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressa suas sentidas condolências pela morte de Nexhmije Hoxha, importante personalidade albanesa, falecida em Tirana no último dia 26 de fevereiro, aos 99 anos.

Nexhmije interessou-se, desde jovem, pelas questões políticas avançadas que fervilhavam entre a juventude de sua época. Em 1941, em uma reunião clandestina do Partido Comunista da Albânia, conhece Enver Hoxha, líder da revolução socialista albanesa e, a partir de então, companheiro de toda a vida.

Durante a “Guerra de Libertação Nacional”, em 1942, foi condenada a 13 anos de prisão por sua participação em manifestações estudantis contra o fascismo tendo que passar à clandestinidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, combateu no Exército de Libertação Nacional e foi eleita presidenta da Liga de Mulheres Comunistas. Quando da construção do socialismo, ocupou postos de responsabilidade no Partido e no Estado.

Com a queda da República Popular Socialista da Albânia, em 1992, os inimigos de classe buscaram a vendeta contra os que perseveraram na trilha revolucionária, trincheira que Nexhmije Hoxha jamais abandonou.

Já idosa, enfrentou com coragem e dignidade uma injusta prisão de cinco anos, denunciando ao mundo a iniquidade do novo regime, defendendo o socialismo, suas conquistas e o legado de Enver Hoxha.

Nexhmije Hoxha é uma representante legítima do que de melhor o século 20 produziu em termos de generosidade e abnegação, qualidades que ao redor do mundo levaram milhões de jovens a dedicarem suas vidas aos ideais da revolução, em busca da justiça social, soberania nacional e liberdade. Como disse João Amazonas ao referir-se a Nexhmije:

É pessoa digna do maior respeito, por sua integridade moral e dedicação sem limites ao povo simples e trabalhador. Grande amiga do nosso Partido e do povo brasileiro, nunca faltou ao apoio à causa socialista que defendemos”.

Aos camaradas, amigos e familiares de Nexhmije Hoxha, bem como a todo o povo albanês, nossa mais calorosa solidariedade diante desta perda dolorosa.

Walter Sorrentino

Secretário de Relações Internacionais do PCdoB

Brasília, 28 de fevereiro de 2020

Fonte: Portal PCdoB