PCdoB: reorganizado e revigorado

Neste 18 de fevereiro de 2020, completam-se 58 anos da reorganização do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Nesta coletânea de artigos, pesquisadores da trajetória do comunismo no Brasil analisam a dimensão daquele acontecimento.

Conhecer esse importante acontecimento significa caminhar pelo fio da história, abrir uma porta que leva à formação do povo brasileiro, sua evolução e sua organização como agente político e social.

O Partido Comunista do Brasil, fundado em 1922, sintetizou a ideia dos saltos civilizatórios representados pela Independência, a Abolição e o ideal republicano. Reuniu a experiência de luta dos trabalhadores e deu forma científica às suas aspirações.

Com sua base teórica, o marxismo-leninismo, foi buscar conhecimentos na grande Revolução Russa, que instaurou a primeira experiência duradora de construção do socialismo, e emergiu com uma poderosa força no cenário político brasileiro.

Perseguido pela ditadura do Estado Novo, Enfrentou o nazifascismo e tomou a frente do processo de redemocratização do país que levou à Constituinte de 1946. Novamente perseguido, agora pelo governo do general Eurico Gaspar Dutra, não abaixou a bandeira.

Logo após a reorganização de 1962, enfrentou, mais uma vez, um regime ditatorial. Organizou a Guerrilha do Araguaia, combateu os generais golpistas até o fim da ditadura militar e reentrou com força na cena democrática do pais. Nessa nova fase, se consolidou como corrente política relevante no cenário nacional.

O controvertido processo de cisão do final da década de 1950 e início da década de 1960 foi um acontecimento de uma época conturbada. Nela, o movimento comunista tentou buscar novas táticas, o que resultou numa situação complexa, que chegou ao Partido Comunista do Brasil.

Essa série, originalmente publicada no site www.pcdob.org.br, explica esse processo.

____________

Adalberto Monteiro: a reorganização é um marco para o PCdoB

Agusto Buonicore: Conferência de Fevereiro de 1962 e a reorganização do PCdoB

José Reinaldo Carvalho: É preciso o Partido em tempestade

Osvaldo Bertolino: O caminho e o motivo para a reorganização do PCdoB em 1962

1962: A vitória dos princípios

PCdoB, 1962: o início de uma trajetória vitoriosa

A Carta dos 100 e a reorganização do Partido Comunista do Brasil