Solidariedade ao povo colombiano diante das ameaças a Jaime Caycedo

Nota da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) considera extremamente grave a ameaça dirigida por um grupo paramilitar colombiano, contra a vida de Jaime Caycedo, Secretário-Geral do Partido Comunista Colombiano, e contra dirigentes do movimento popular e sindical.

Apenas nas primeiras semanas de 2020, 19 líderes populares foram mortos na Colômbia, em fevereiro o número macabro já ultrapassou a marca das duas dezenas, somando-se às centenas que todos os anos são assassinados pelos bandidos paramilitares.

Estes bandos criminosos estão a serviço da extrema-direita e contam com a cumplicidade de parte expressiva do aparelho estatal, como denuncia corretamente a nota do PCCol (leia aqui).

Exigimos garantias concretas para a proteção de Jaime Caycedo, importante líder da luta pela paz e justiça social na Colômbia, bem como para a vida e a integridade de todos os ameaçados.

Conclamamos à mobilização permanente no sentido de impedir a escalda de assassinados de líderes sociais e de ex-guerrilheiros.

É inaceitável que continue o governo colombiano, inerte, omisso ou cúmplice, diante de tais crimes e tão graves ameaças.

Walter Sorrentino

Secretário de Relações Internacionais do PCdoB

Brasília, 14 de fevereiro de 2020