Sob ataque, Petrobras ganha prêmio por tecnologia

Prêmio reconhece evolução tecnológica em águas profundas e ultraprofundas.

Em meio ao furacão privatista do governo Bolsonaro e a greve histórica dos petroleiros, a Offshore Tecnhnology Conference (OTC) anunciou nesta quarta-feira (12) que a Petrobras é a vencedora do principal prêmio de tecnologia da indústria mundial de petróleo e gás, o Distinguished Achievement Award for Companies, concedido anualmente pela instituição.

A premiação reconhece o conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

Para tornar esse projeto realidade, a companhia desenvolveu uma série de tecnologias para um cenário que combina condições desafiadoras, como águas ultraprofundas e reservatórios localizados abaixo da camada de sal, submetidos a elevados níveis de pressão, assim como alta presença de gás carbônico.

As inovações abrangem as áreas técnicas de reservatórios, poços, elevação e escoamento, além de tecnologias submarinas e de instalações de superfície.

Um dos principais marcos do projeto foi a instalação de quatro navios do tipo FPSO (unidade flutuante de armazenamento, produção e transferência de petróleo) em um período de apenas 11 meses — em um único campo de produção.

O prêmio será entregue à Petrobras em cerimônia programada para o dia 4 de maio, durante o congresso da OTC em Houston, no Texas (EUA). Na ocasião, a empresa apresentará uma sessão especial inteiramente dedicada às tecnologias desenvolvidas para o campo de Búzios.

Histórico de inovações premiadas

A Petrobras recebe esse reconhecimento internacional pela quarta vez, numa trajetória que acompanhou sua evolução tecnológica em águas profundas e ultraprofundas. A primeira vez foi em 1992, pelas inovações desenvolvidas para o campo de Marlim, na Bacia de Campos; a segunda, em 2001, pelas soluções concebidas para Roncador; pela terceira vez, em 2015, pelo conjunto de dez tecnologias especialmente criadas para produção do pré-sal.

Em 2019, a edição brasileira da Conferência (OTC Brasil) também concedeu à Petrobras o Distinguished Achieviement Award, pelo conjunto de inovações implantadas durante o Teste de Longa Duração (TLD) de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

A informação é da assessoria de imprensa da Petrobras