Em protesto, petroleiros vendem gás a RS 40

Segundo o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG), não há justificativa para o preço praticado no Brasil.

Os petroleiros, em greve há uma semana, programaram um protesto diferente em Belo Horizonte, Minas gerais. “Nós, petroleiros e petroleiras da Petrobras, não concordamos com a política de preços dos combustíveis praticada pelo atual governo. Ela faz com que o preço do botijão de gás de cozinha fique mais caro para você!”, divulgou o sindicato da categoria.

Em resposta à essa irresponsabilidade do governo Bolsonaro, os petroleiros estão vendendo botijões de gás de cozinha pelo valor de R$ 40. A promoção seria somente paras as 200 primeiras pessoas que chegarem ao local.

“O gás de cozinha é derivado do petróleo. E se o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, por que o gás está tão caro? É porque todos os dias o governo vende uma parte da Petrobrás, aumentado o preço do gás, da gasolina e do diesel. Por isso somos contra a privatização da Petrobras”, concluiu.

Demissões em massa

Ações como essa contra os preços considerados abusivos já ocorreram em outros estados como no Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informa que a paralisação se deve às demissões em massa, fechamento de unidades da Petrobras e a possibilidade de privatização.

“O consumidor brasileiro é punido por uma política de reajuste de derivados que obriga a Petrobras a acompanhar o preço internacional do barril do petróleo e a variação do dólar. Os petroleiros lutam para alterar essa forma de reajuste dos combustíveis. Por isso, os sindicatos da FUP estão em greve e nas ruas, denunciando o desmonte da empresa”, afirmou.