Argentina vê orientação ideológica em missão brasileira na China

Um diplomata argentino relatou ao jornal Folha de S. Paulo que a preferência do Brasil por europeus em detrimento de […]

Um diplomata argentino relatou ao jornal Folha de S. Paulo que a preferência do Brasil por europeus em detrimento de latino-americanos foi vista como uma amostra da orientação ideológica do governo Bolsonaro.

Segundo o jornal, a negativa desagradou ao menos dois países vizinhos, sem citar quais.

Bolívia, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Panamá e Cabo Verde solicitaram ajuda ao governo brasileiro para tirar seus cidadãos de Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus, mas tiveram seus pedidos negados.

Os dois aviões VC-2 da FAB que decolaram na sexta-feira (7) da cidade chinesa, porém, transportarão quatro poloneses e seus cônjuges, além de outras 34 pessoas, entre brasileiros e seus parentes estrangeiros. Os governos de extrema direita de Polônia, Hungria, Estados Unidos e Brasil fazem parte da recém-lançada Aliança pela Liberdade Religiosa.

Antes de chegar a Anápolis, no estado de Goiás, as aeronaves brasileiras fariam escalas em Ürümqi (China), Varsóvia, Las Palmas (Espanha) e Fortaleza.