Justiça rejeita denúncia contra Glenn Greenwald

Outros seis denunciados se tornaram réus. Greenwald e o site The Intercept revelaram escândalo conhecido como Vaza Jato

Glenn Greenwald - Danilo Verpa/Folhapress

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, rejeitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept. Os outros seis denunciados foram transformados em réus.

O procurador Wellington Divino de Oliveira havia denunciado o jornalista por associação criminosa e crime de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Divino afirmou que Glenn “auxiliou, orientou e incentivou” os hackers suspeitos de invasão de celulares de autoridades. O jornalista, no entanto, não havia sido indiciado pela Polícia Federal, que indiciou os outros seis suspeitos.

A decisão de Leite levou em conta liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A pedido do partido Rede Sustentabilidade, Mendes proibiu que órgãos de investigação ou administrativos apurassem como Glenn teve acesso às mensagens. O objetivo da decisão foi proteger o sigilo da fonte, assegurado pela Constituição Federal.

O site The Intercept, do qual Glenn é um dos fundadores, publicou uma série de matérias com mensagens trocadas entre integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. O conteúdo mostrava, por exemplo, que membros do MP e o juiz federal Sérgio Moro combinavam estratégias, em uma relação promíscua entre acusação e juízo. O escândalo ficou conhecido como Vaza Jato.

(Com informações da TV Globo)