Ouvir o povo para mudar Porto Alegre

O ano de 2020 marca um importante momento para a vida de todas e todos nós. Daqui a poucos meses, […]

Manuela tem participando de muitos diálogos com a população

O ano de 2020 marca um importante momento para a vida de todas e todos nós. Daqui a poucos meses, as cidades escolherão seus prefeitos e vereadores. Será a primeira eleição após a chegada da ultradireita no plano nacional. Tal mudança reconfigurou a política e mudou radicalmente o foco da gestão pública. Sob Bolsonaro, reinam o autoritarismo (com verniz de normalidade institucional), a constante retirada de direitos do nosso povo, os ataques sistemáticos aos serviços públicos, à educação, à cultura, ao patrimônio e à soberania nacionais. Problemas sérios como o desemprego e a crise econômica seguem sem solução, enquanto cresce sensivelmente a desigualdade social. Tudo isso afeta diretamente os municípios e nossas vidas, claro. 

No caso de Porto Alegre, antes mesmo da chegada de Bolsonaro ao governo, a cidade já enfrentava sérios problemas, agravados e amplificados pela chegada de Marchezan ao Paço. Para “resolvê-los”, a principal aposta do prefeito é entregar a gestão de serviços públicos importantes — como unidades básicas de saúde, Mercado Público, o Capitólio, o Dmae, entre outros — para a iniciativa privada. Ao mesmo tempo, investe contra os servidores municipais e usa do discurso de um suposto desequilíbrio nas contas para justificar sua política de “desinvestimento” no serviço público. O resultado é a precarização: faltam vagas nas creches, há demora em vários serviços de saúde, o transporte público está aquém das necessidades do povo, as ruas estão esburacadas e maltratadas, ainda que no último período, com a proximidade das eleições, algumas intervenções estejam sendo feitas. 

A solução para tudo isso está na radicalização da democracia, na união de setores políticos e sociais comprometidos com os direitos do povo e com a participação direta da população na formulação de saídas. Este é o objetivo do Congresso do Povo, com Manuela D’Ávila à frente. Ouvir de quem vive em Porto Alegre quais são os principais problemas e como supera-los é fator-chave para a construção de outra cidade. Acompanhe as redes sociais do Congresso do Povo, mobilize sua família e amigos e participe. Vamos esperançar Porto Alegre e construir a cidade que sonhamos para todos e todas! 

Ex-secretária estadual de Turismo e dirigente do PCdoB-RS

Autor