Presidente argentino anuncia que Papa Francisco receberá Lula

Após encontro na última sexta-feira (31), com o Papa Francisco, o presidente da Argentina Alberto Fernández anunciou que o pontífice terá “todo o prazer” em receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Vaticano. Ele também recebeu apoio do Papa na tentativa de renegociação da dívida do seu país com o FMI.

Alberto Fernández e o Papa Francisco em encontro no Vaticano. Foto: Remo Casilli (Reuters), para o pool

“O Lula me pediu para ver o Papa. E eu pedi (ao Papa) se ele podia receber o Lula. E ele (o Papa) me disse que ‘claro’ e que (o Lula) lhe escrevesse porque ele (o Papa), com todo prazer, o receberá”, revelou o presidente argentino, Alberto Fernández depois de reunir-se na última sexta-feira (31) com o seu conterrâneo, Papa Francisco no Vaticano.

Fernández também indicou aos jornalistas que o assunto sobre uma visita de Lula ao Vaticano surgiu quando os dois, Alberto Fernández e Papa Francisco, tocaram no assunto sobre “Lawfare”, termo usado para definir uma guerra judiciária para intervir na política e para destruir adversários.

A intervenção de Alberto Fernández para que o Papa receba Lula também revela um desejo do ex-presidente brasileiro, libertado em novembro passado, depois de 19 meses preso.

Em agosto de 2018, quando Lula completava quatro meses de prisão, Alberto Fernández já tinha pedido que o Papa o recebesse acompanhado pelo ex-chanceler de Lula, Celso Amorim, e pelo ex-senador chileno, Carlos Ominami.

O objetivo daquela reunião, realizada na residência do pontífice, a Casa Santa Marta, era tornar ainda mais visível a luta pela liberdade de Lula.

Na ocasião, o Papa Francisco escreveu uma mensagem a Lula na qual o abençoava.

“A Luiz Inácio Lula da Silva com a minha bênção, pedindo-lhe para rezar por mim, Francisco”, dizia a mensagem escrita na folha de rosto de um livro.

O Papa recebera um exemplar em italiano do livro “A verdade vencerá”, de Lula.

Naquela ocasião, Alberto Fernández estava longe de qualquer cargo político, mas conhecia o Papa da época em que tinha sido chefe do Gabinete de ministros do governo Kirchner.

Presidente Argentino diz que Papa ajudará na renegociação da dívida com o FMI

O papa Francisco e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta sexta-feira, na Cidade do Vaticano. GETTY IMAGES

Reportagem do El País Brasil aponta que na audiência, o presidente argentino falou com o Papa sobre a necessidade de renegociação da dívida do país com o Fundo Monetário Internacional (FMI) – que ameaça colocar o país à beira do desastre – e que o pontífice mostrou disposição em apoiar seus compatriotas.

“Sempre peço ajuda (…) e sei que ele sempre vai me ajudar. E guardo comigo o que me disse, mas sei que conto com ele”, afirmou em entrevista coletiva Fernández, que realiza uma viagem pela União Europeia para conseguir apoio ao seu plano de renegociação da dívida externa de cerca de 50 bilhões de euros (237 bilhões de reais) com o FMI e os credores privados.

Fernández explicou que sua primeira audiência oficial com Francisco foi “muito grata” e “reconfortante”, lembrando que ambos falaram sobre “tudo o que está acontecendo na Argentina e no mundo”, com muitas coincidências de pensamento. Também revelou que o Pontífice fará todo o possível para ajudar porque “ele ama muito os argentinos”. “O Papa já está nos ajudando muito, mas não necessariamente tem que ficar mostrando isso (…). É um argentino preocupado com sua pátria, porque toda essa dívida trouxe pobreza e marginalização”, afirmou o mandatário.

Na próxima semana, será realizado no Vaticano o seminário “Novas Formas de Fraternidade Solidária de Inclusão, Integração e Inovação”, com a presença da diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, e do ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán. O Papa está cada vez mais atento à economia global e à consolidação do conceito de solidariedade, um dos pilares da Doutrina Social da Igreja. Em múltiplas ocasiões, ele defendeu uma economia “que inclua e não exclua”.

Com informações do blog Viomundo e o jornal online El País Brasil