Viva os 90 anos de dona Maria Prestes!

A amizade do PCdoB com a companheira de Luiz Carlos Prestes e exemplar comunista Maria Prestes se solidificou com o passar do tempo.

Na passagem dos seus 90 anos de idade em 2 de fevereiro de 2020, dona Maria Prestes, esposa de Luiz Carlos Prestes, uma das principais lideranças comunistas no Brasil e no mundo, merece todo nosso reconhecimento. Mulher de luta, guerreira e revolucionária convicta, atravessou o tempo, desde que conheceu a luta pelo socialismo, como exemplo de abnegação.

Esteve ao lado de Prestes por 40 anos, experiência relatada na sua autobiografia Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, reeditada pela editora Anita Garibaldi e a Fundação Maurício Grabois.

Essa pernambucana que também tem a fibra da mulher nordestina, a exemplo das conterrâneas heroínas de Tejucupapo que contribuíram para expulsar de nosso solo os invasores holandeses, conheceu o Cavaleiro da Esperança – como Prestes foi conhecido por ter liderado a Coluna Invicta que na década de 1920 percorreu o Brasil – em 1952.

Designada para cuidar da segurança do à época líder máximo dos comunistas brasileiros, dona Maria Prestes cumpriu a tarefa de maneira exemplar. Enfrentou a repressão, exilou-se com o marido e os filhos na União Soviética e retornou ao Brasil para prosseguir com a missão de lutar por um Brasil justo, desenvolvido e democrático.

Dona Maria Prestes é um exemplo de que a mulher tem de se engajar na luta do povo, na batalha revolucionária pela emancipação feminina como parte fundamental do projeto socialista. Dessa convicção e do reconhecimento do PCdoB por seu papel, nasceu uma sólida amizade, um respeito mútuo que trouxe importantes resultados para os comunistas.

A visão histórica da importância de Prestes solidificou essa amizade, bem representada em ações como o ato de devolução simbólica do seu mandato de senador arbitrariamente cassado em 1948. A iniciativa do então senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), em 2013, foi, também, uma homenagem à aguerrida militância de dona Maria Prestes.

Dessa amizade surgiu um livro fotográfico e um documentário em vídeo sobre os 90 anos da Coluna Prestes, produzido pela Fundação Maurício Grabois em 2014, refazendo a sua jornada inicial de 1924, no estado do Rio Grande do Sul. Dona Maria Prestes, de maneira exemplar e com a fibra revolucionária de sempre, percorreu os rastros da Coluna como a protagonista do documentário.

Reverencio os 90 anos de dona Maria Prestes com admiração e reconhecimento. Ao saudar essa data memorável, em seu nome reverencio também Luiz Carlos Prestes. Seus exemplos de vida, de dedicação à causa do povo e do país são guias para as gerações do presente e do futuro na luta pelo socialismo, na busca de um mundo com dignidade para todas e todos.

__________

Presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).  

Um comentario para "Viva os 90 anos de dona Maria Prestes!"

Os comentários estão desabilitados.