China aloca US$ 3,94 bi para controle da epidemia e premiê pede pressa

Uma funcionária mede temperaturas de passageiros em um ponto de controle rodoviário no distrito autônomo de Hui-Tu de Datong, Xining, na província noroeste chinesa de Qinghai. Diversas medidas são tomadas através da China para combater o novo coronavírus.

A China alocou 27,3 bilhões de yuans (US$ 3,94 bilhões) para apoiar a batalha em todo o país contra o novo coronavírus (2019-nCoV) até às 17h00 do dia 29 de janeiro, disse o Ministério das Finanças do país nesta quinta-feira (30). Neste mesmo dia o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, pediu a aceleração do desenvolvimento de uma vacina.

Os recursos foram alocados para garantir o trabalho de prevenção e controle do coronavírus, informou o Ministério das Finanças em seu site.

São necessários mais esforços para melhorar as medidas fiscais e tributárias para prevenção e controle do coronavírus em tempo hábil, disse uma reunião realizada anteriormente pelo ministério.

Os departamentos financeiros de todos os níveis devem alocar fundos de maneira razoável e garantir que o trabalho de prevenção e controle não seja afetado por problemas de financiamento, determinou a reunião.

Premiê chinês pede presa no desenvolvimento de vacina contra epidemia

Foto: Xinhua-Wang Ye

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, sublinhou a necessidade da aceleração do desenvolvimento de uma vacina e de remédios contra a pneumonia causada pelo coronavírus.

Li, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e chefe de um grupo dirigente do Comitê Central do PCC para a prevenção e o controle do surto do novo coronavírus, fez as declarações ao inspecionar o Centro Chinês para a Prevenção e o Controle de Doenças (CCPCD).

Li foi informado sobre a pesquisa científica sobre a prevenção e o controle da epidemia no CCPCD e escutou as opiniões de especialistas médicos.

As instituições de controle de doenças devem trabalhar contra o tempo para descobrir a fonte e o mecanismo de transmissão do novo coronavírus, pesquisar sobre o desenvolvimento de uma vacina e proporcionar apoio tecnológico para melhorar o diagnóstico e tratamento, mencionou Li.

Ao indicar que a situação continua sendo severa e complexa, Li disse que espera que os especialistas fortaleçam a pesquisa e a avaliação da tendência da epidemia e descubram novas condições da doença para apoiar o controle preciso da pneumonia.

Li pediu a distribuição e uso científicos de recursos preventivos e transparência na informação sobre a epidemia.

Ao sublinhar que a chave para vencer a batalha contra a epidemia é melhorar o efeito do tratamento e reduzir a mortalidade, Li disse que as vacinas e os medicamentos efetivos são poderosos remédios para a epidemia.

Li pediu que os especialistas multidisciplinares façam esforços conjuntos de pesquisa para acelerar o desenvolvimento de kits de teste fáceis, e de vacinas e medicamentos efetivos para combater o novo coronavírus.

Fonte: Agências Xinhua e Diário do Povo