Bolsa Família tem 500 mil na fila de espera, programa reduz mês a mês

Além da fila para a aposentadoria do INSS, que já atinge três milhões de pessoas, agora a fila do Bolsa Família já é a maior desde 2015.

Sob o governo de Jair Bolsonaro, o Bolsa Família, maior programa de erradicação da pobreza no país, já tem um fila de espera de 500 mil pessoas e a média mensal de concessão caiu de 260 mil para 5.600 por mês.

Os dados foram divulgados pelo jornal GLOBO por meio da Lei de Acesso à Informação. Segundo o veículo, foram quatro meses de espera das informações o Ministério da Cidadania, que só liberou a informação após determinação da Controladoria Geral da União (CGU).

“Desde junho, a fila de pessoas aguardando pelo benefício saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494.229 famílias. A espera é a maior desde 2015, quando mais de 1,2 milhão de famílias aguardavam o auxílio”, diz a reportagem.

São famílias cujo perfil de renda é compatível com programa e já estão cadastradas — mas continuam na miséria e sem a ajuda de R$ 89 por pessoa.

Entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261.429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje esse número está em 5.667.

Essa redução fez com que a entrada de famílias, que deveria ocorrer em até 45 dias após a inclusão e análise dos dados inseridos, passasse a até mais de seis meses, segundo técnicos que trabalham nesse setor.

Autor