Xi Jiping quer prioridade máxima no tratamento do cononavírus na China

O presidente chinês reuniu neste sábado (25) o núcleo principal de direção do Partido Comunista da China para discutir a prevenção e o controle do surto da pneumonia causada pelo novo coronavírus. Os chineses também anunciaram pesquisas para desenvolver uma vacina. Por prevenção, o início das aulas foi suspenso.

Foto: Xinhua

A reunião, presidida pelo próprio Xi, decidiu estabelecer um grupo dirigente do Comitê Central do PCC para supervisionar o trabalho. Na ocasião foi feita um estudo profundo e novos arranjos sobre temas relacionados especialmente ao tratamento dos pacientes. Grupos serão enviados à Província de Hubei, onde surgiram os primeiros casos da doença, para dirigir o trabalho no local.

“A vida é de suprema importância. Quando há um surto epidêmico, é emitido um comando. É nossa responsabilidade preveni-lo e controlá-lo”, disse Xi, ordenando aos comitês do Partido e os governos de todos os níveis que tomem a prevenção e o controle do novo coronavírus como a prioridade máxima de seu trabalho. Xi enfatizou a compreensão completa da importância e urgência do trabalho.

Segundo a agência de notícias Xinhua, o dirigente assinalou que funcionários do Partido e do governo, especialmente os funcionários dirigentes, devem manter-se sempre em seu trabalho e estar na linha de frente para proteger a estabilidade social e garantir que as pessoas tenham um festival do Ano Novo Chinês pacífico e feliz..

A Xinhua informa ainda que Xi tem dado atenção muito estreita ao surto epidêmico, organizando várias reuniões, escutando muitos relatórios e dando instruções importantes a respeito, exigindo que os comitês do Partido e os governos de todos os níveis e os departamentos correspondentes ponham a vida e saúde das pessoas como prioridade suprema.

A reunião orientou que os funcionários em Hubei deem uma enorme importância ao trabalho de prevenção e controle e adotem medidas mais rigorosas para prevenir uma maior propagação do vírus e coloquem todos os pacientes em quarentena centralizada para tratamento. A direção chinesa pediu todos os esforços para tratar pacientes contagiados, reforçar o aumento de pessoal médico e coordenar os recursos médicos militares e civis.

O trabalho de prevenção e controle deve ser conduzido de uma maneira baseada na lei, científica e ordenada, assinalaram os participantes da reunião, acrescentando que se deve pôr atenção ao monitoramento, supervisão e alerta.

A reunião sublinhou também a publicação oportuna, precisa e transparente de informação para abordar as preocupações nacionais e do exterior.

Vacina

O Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças (CCCPD) começou a desenvolver vacinas contra o novo coronavírus (2019-nCoV), disse neste domingo (25) um funcionário do centro.

A entidade isolou o vírus e atualmente está identificando a cepa de sementes, disse Xu Wenbo, chefe do Instituto Nacional para Controle e Prevenção de Doenças Virais subordinado ao CCCPD, acrescentando que os profissionais também estão analisando remédios para a pneumonia causada pelo novo coronavírus.

Aulas suspensas

A autoridade educacional de Beijing anunciou no domingo que adiou o início do semestre da primavera 2020 até nova ordem, em um esforço para conter o novo coronavírus.

A Comissão Municipal de Educação de Beijing disse que o adiamento será aplicado a todos os níveis de instituições educacionais, de universidades a jardins de infância.

Os institutos de ensino superior e as autoridades educacionais de todos os distritos fornecerão aulas online aos alunos, farão planos especiais de ensino e gestão e organizarão os alunos para estudarem em casa, segundo a comissão.

A comissão também suspendeu todas as aulas particulares que agências comerciais dão para os estudantes fora do horário escolar.

Da redação, com informações da Xinhua