Rússia responsabiliza EUA por tragédia com avião no Irã

A Rússia responsabilizou os Estados Unidos pela queda do Boeing ucraniano no Irã. As ações de Washington causaram a tragédia, afirmou o vice-presidente do Comitê de Segurança e Defesa da câmara baixa do parlamento russo, Yuri Shvitkin.

“Você deve ter em mente as ações provocativas dos Estados Unidos; eles causaram esse trágico incidente”, disse. Yuri Shvitkin  expressou a forte condenação de Moscou à hostilidade do governo dos Estados para o Irã.

O Estado-Maior das Forças Armadas do Irã confirmou no sábado (11) que o avião foi abatido “involuntariamente” e por um “erro humano” no momento em que os militares iranianos estavam em “alerta máximo” por tensões com os Estados Unidos depois do assassinato do comandante da Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, general Qasem Soleimani.

Por outro lado, Konstantin Kosachev, chefe do Comitê de Relações Exteriores do Conselho da Federação Russa (Senado), disse que o fato de o Irã ter admitido seu erro “deveria pôr um fim a esse trágico incidente”, de acordo com a agência de notícias russa Interfax.

O líder da Revolução Islâmica do Irã, o aiatolá Seyed Ali Jamenei, expressou suas condolências pela demolição do avião e ordenou às Forças Armadas do país que investigassem “quaisquer deficiências ou possíveis culpas” pelo incidente e esforçar-se para evitar que um infortúnio semelhante aconteça novamente.

Tempos de cionflito

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, conversou com o presidente do Irã, Hassan Rohani, e considerou um “passo importante” o reconhecimento de que um dos mísseis do país derrubou o avião. No entanto, o premiê acrescentou que o fato “é muito grave” e pediu que Rohani realize uma investigação completa do incidente com a participação do Canadá.

Em entrevista coletiva em Ottawa, Trudeau foi perguntado se vê uma ligação entre a derrubada do avião e as ações dos Estados Unidos na região, mais especificamente o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani em Bagdá.

“Em tempos de conflito e tensão, é justamente quando se perdem vidas inocentes. Obviamente, neste contexto, no Oriente Médio, hoje em dia, isso contribuiu para a tragédia. Mas o Irã fez a coisa certa e assumiu a responsabilidade pela queda do avião e pela tragédia”, disse.

Líderes europeus

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, publicou uma mensagem em que diz que a queda do avião reforça a importância de se reduzir as tensões no Oriente Médio. Para ele, é preciso conduzir uma investigação transparente e independente.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que a decisão do Irã de admitir que derrubou o avião foi um passo importante. Ela também exigiu uma investigação completa.

A União Europeia divulgou uma nota em que disse que espera a total cooperação do Irã nas investigações.

Especialistas franceses vão ajudar a decodificar as caixas pretas do avião ucraniano que caiu em Teerã. Emmanuel Macron, da França, afirmou ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em uma conversa por telefone, que os franceses iniciaram um procedimento formal para que se inicie uma investigação internacional.

Com agências