“Ataque de boçalidade”: sobre nova agressão de Bolsonaro à imprensa

Para Márcio Jerry, ao afirmar que jornalistas ‘são uma “espécie em extinção”, o mandatário voltou a mostrar contrariedade ao regime democrático

“Mais um ataque de boçalidade, autoritarismo e aguda ignorância deste que todos os dias desonra a Presidência da República”.  Assim o vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), classificou o novo ataque de Jair Bolsonaro à imprensa na manhã desta terça-feira (6).

Para o deputado maranhense, ao afirmar que jornalistas ‘são uma “espécie em extinção”, obrigados a estarem “vinculados ao Ibama”, o mandatário voltou a mostrar contrariedade ao regime democrático e à liberdade de expressão da sociedade brasileira.

“Presidente Jair Bolsonaro não agrediu hoje apenas os jornalistas. Agrediu toda a imprensa e a sociedade de um modo geral. Explicitou escancaradamente seu desapreço à democracia, que não existe sem jornalistas livres. Total repúdio à mais essa estupidez de Bolsonaro”.

A irritação diante dos repórteres tinha motivo. Desde o último dia 3 de janeiro vem sendo confrontado pelos profissionais com as informações divulgadas pelo Portal UOL. A reportagem expôs o uso de verba pública do fundo eleitoral pelo PP – antigo partido do presidente – durante a campanha eleitoral de 2014, o que garantiu a Bolsonaro seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados.

Atualmente sem partido, o presidente parece ter mudado de opinião e passou a defender, junto a seu eleitorado, que a população “não vote em quem usa fundão”.