Luciana Santos: “Que em 2020 a gente derrote a agenda bolsonarista”

Na noite desta quinta-feira (19), o PCdoB reuniu filiados e amigos para celebrar 2019, saudar 2020 e comemorar o aniversário da presidenta nacional do partido, a vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos. A confraternização, que contou com cerca de 500 pessoas, aconteceu em Olinda, berço político da dirigente e primeira cidade brasileira a ser comandada por uma comunista.

Luciana Santos discursa ao lado do governador Paulo Câmara, amigos e camaradas do PCdoB l Foto: Diego Galba / VG

Lideranças políticas de diversos partidos, intelectuais, artistas e representantes de movimentos sociais lotaram os jardins do restaurante Mourisco, para festejar com o PCdoB. Nas falas, um balanço positivo dos últimos 12 meses no Estado – apesar das dificuldades impostas pelo governo federal – e a perspectiva de que o ano que vem será melhor, com muito empenho para vencer as eleições municipais.

Falando cercada de companheiros numa tribuna improvisada, Luciana destacou que é preciso comemorar a vitória da resistência em 2019, apesar das dificuldades impostas pelo primeiro ano do governo Bolsonaro no plano federal.

“Apesar da situação complexa e de tanta radicalidade política e ideológica no país, somos aqueles que nos movemos pela esperança, tendo a certeza de que precisamos celebrar a vida, as conquistas e a resistência, num momento como este”, disse Luciana.

De acordo com ela, se no plano federal o clima é de adversidade, em Pernambuco o governo do Estado tem conseguido fazer o contraponto, não só na narrativa, mas com uma gestão popular e democrática.

“Temos criado um clima de unidade e cumprido compromissos de campanha. Os dados desse ano são irrefutáveis. Já são 24 meses de redução dos índices de homicídio; procuramos elevar a educação, investindo em escolas de tempo integral; Paulo Câmara (PSB) é o governador da água, 40% dos investimentos foram nessa área. Aqui temos feito o contraponto efetivo a essa onda de desmonte e retirada de direitos”, apontou, ressaltando que tem aprendido muito no convívio com Câmara.

Luciana Santos entre o governador Paulo Câmara e a cônsul Geral da China Yan Yuqing l Foto: Diego Galba/VG

Luciana terminou sua breve saudação projetando um 2020 de lutas e conquistas. “Temos a certeza de que, em 2020, vamos fazer o bom combate e garantir que, no Brasil e em particular em Pernambuco, a gente possa derrotar essa agenda bolsonarista que faz mal ao Brasil e às pessoas”, encerrou.

O governador foi na mesma linha e destacou a parceria com o PCdoB. “Foi um ano difícil, de retrocessos no país, de muitas ameaças, mas em que Pernambuco conseguiu, mais uma vez, fazer as coisas acontecerem. Estamos avançando, trabalhando muito por esse povo guerreiro. E isso só foi possível graças a vocês, a toda a nossa equipe e ao privilégio que tive de ter uma vice como Luciana, que me ajudou tanto. Um 2020 de paz, trabalho, realização e luta”, desejou Câmara.

Cotado para disputar a Prefeitura de Olinda, o deputado estadual João Paulo (PCdoB) defendeu que só quem tem compromisso com o povo é capaz de enfrentar bem esse momento de tantas dificuldades e ameaças.

Deputado João Paulo ao saudar Luciana Santos l Foto: Diego Galba/VG

“Quero desejar saúde e felicidade, que você continue sendo esse apoio ao governador, para que ele possa cada vez mais atender às demandas da população, apesar da pressão e do boicote do governo federal. Quero dizer também que, depois de 49 anos de militância, estou muito mais firme do que quando comecei”, afirmou, dirigindo-se à vice-governadora.

Mestre de cerimônia do evento, o presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja, falou sobre o espírito que deve pautar a campanha eleitoral: “Vamos realizar um movimento de adesão às nossas propostas. Não precisa ser do PCdoB para aderir à ideia de defender um Brasil mais independente, com inserção soberana no mundo, mais democrático, do sonho de Arraes, Brizola, Amazonas, Prestes, Goulart e muitos outros que lutaram para que o povo seja o grande comandante da nação”.

Entre as personalidades que participaram do evento, estiveram ainda a cônsul Geral da China Yan Yuqing, o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), os deputados estaduais Waldemar Borges (PSB) e Eriberto Medeiros (PP), e o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira (PCdoB), o reitor da UPE, Pedro Falcão, além da secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa

Acompanhe alguns momentos da confraternização e o discurso completo da comunista no vídeo transmitido pelas redes sociais:

Da redação, com informações da Ascom de Luciana Santos e do Portal do PCdoB