Liga Árabe critica abertura de escritório do Brasil em Jerusalém

Para os países árabes a iniciativa do governo Bolsonaro é uma “grave violação” .

Delegados da Liga Árabe se reúnem para debater abertura de escritório comercial do Brasil em Jerusalém l Foto: AFP

O Conselho da Liga dos Estados Árabes, que agrega 22 países do Oriente Médio e norte da África, divulgou nesta quinta-feira (19) um comunicado no qual diz que a abertura pelo Brasil de um escritório comercial em Jerusalém representa “uma grave regressão e violação do status legal internacional” da cidade e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre o tema.

Em nota divulgada após uma reunião do conselho, no Cairo, a Liga Árabe afirmou ainda que as posições brasileiras “representam uma transformação radical de suas posições históricas em relação à questão palestina e ao processo de paz” na região, tendo o Brasil sido “um dos primeiros países a reconhecer o Estado da Palestina, em apoio aos direitos legítimos do povo palestino”.

O escritório foi inaugurado no domingo (15), em cerimônia à qual estiveram presentes o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

No evento, o deputado sinalizou que a abertura do escritório seria um primeiro passo para a transferência da Embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém. Hoje, a missão fica em Tel Aviv. “[Meu pai] me disse que existe um compromisso firme, que a transferência da Embaixada a Jerusalém será realizada”, disse o deputado.

A transferência da Embaixada para Jerusalém é um tema controverso. Antes de se eleger, Bolsonaro havia se comprometido com a medida, mas recuou após pressões do agronegócio, que temia represálias do mundo árabe, grande cliente da agropecuária brasileira.

Fonte: BBC Brasil