Gleisi cogita apoio do PT a Manuela e Freixo: “Conversamos muito” 

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) declarou que seu partido deve acelerar, a partir de agora, as tratativas sobre candidaturas para as eleições municipais de 2020. Gleisi foi reeleita presidenta nacional do PT neste domingo (24), no 7º Congresso da sigla, que ocorreu em São Paulo, de onde ela falou à imprensa. “Estamos conversando muito com a Manuela (D’Ávila, do PCdoB), muito com o Freixo (Marcelo Freixo, deputado federal pelo PSOL-RJ). Não tem nada definido, mas estamos conversando.”

Manuela, Boulos e Lula

Segundo Gleisi, a atuação petista nas redes sociais está “aquém” do necessário para se comunicar com a sociedade. “As redes de direita e de extrema-direita – até pelos recursos que têm, pelos robôs que usam, pelo modo que atuam – acabam atingindo mais pessoas. Não usamos esses métodos, mas precisamos reforçar nossas redes”, disse. “Temos o desafio de juntar essa rede e canalizá-la para um propósito comum único, que é luta popular”, agregou, citando parlamentares do partido e associações ligadas ao PT.

Gleisi reconheceu a possibilidade de o PT vir a discutir a defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro, aprovada em emenda à tese que vai guiar o partido nos próximos anos: “O presidente comete uma série de impropriedades. Sua família está sendo investigada. Então tem possibilidade de se configurar um crime de responsabilidade. Então a possibilidade sempre tem”, resumiu.

A linha central do PT – afirmou Gleisi – é de defesa do povo e oposição à pauta liberal que está no Congresso. Mas o partido, de acordo com sua presidenta, pode fazer alianças com outros setores em pautas mais amplas, como a defesa da democracia.

Com apoio aberto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gleisi foi reeleita presidenta do PT com 558 votos a seu favor. Houve, ainda, 131 votos para Margarida Salomão e 91 para Valter Pomar. Paulo Teixeira, que era candidato até o início do Congresso, retirou o nome da disputa para apoiar Gleisi. Ao discursar após a contagem de votos, ela agradeceu o apoio dos “companheiros” e pregou a união do PT. “Essa disputa acaba aqui.” A deputada ficará à frente do partido por mais dois anos.