Conferência de Olinda aponta diretrizes para 2020, antessala de 2022 

“Nosso partido conclama as forças vivas da sociedade olindense a construir desde já uma ampla frente democrática, e o PCdoB apresentará candidatura própria para debater com o povo de Olinda e construir o caminho para vencer as eleições”, afirmam os comunistas olindenses no Projeto de Resolução aprovado durante a 18ª Conferência Municipal do PCdoB de Olinda (PE) realizada este mês. 

Conferência de Olinda aponta diretrizes para 2020, antessala de 2022 - Sidney Mamede

Em seu Projeto de Resolução, o PCdoB  no município reafirma, sobretudo, seu compromisso com a cidade de Olinda e com os olindenses. “Urge intensificar a luta em oposição ao governo conservador e de extrema direita de Bolsonaro e seu representante em nossa cidade, o desgoverno de Lupércio”, ressalta o documento.

Para os comunistas olindenses, “as eleições de 2020 são a antessala de 2022”. É o momento em que “forças democráticas e populares buscam resultados positivos nas principais cidades do país e em Olinda não é diferente: derrotar o desgoverno de Lupércio abrirá cominho para a retomada do desenvolvimento e do fortalecimento dos programas sociais, educacionais e de atenção à saúde abandonados pelo governo de Olinda, mas também representará uma derrota das forças conservadoras que dão sustentação a Bolsonaro em nosso estado”.

Ainda no documento, os camaradas de Olinda analisam a conjuntura política nacional sob o (des)|governo de Jair Bolsonaro; a atual gestão da cidade, sob o comando de Lupércio Nascimento (SD), aliado de Bolsonaro, bem como dos 16 anos de governos comunistas exitosos, sob a responsabilidade dos camaradas Luciana Santos (2001-2008) e Renildo Calheiros (2009-2016).

“Um aspecto importante da experiência do PCdoB no governo de Olinda foi o trabalho árduo no sentido de melhorar as condições de vida do povo e avançar nas políticas públicas que promovessem a inclusão social e a melhoria da qualidade dos serviços básicos para a população, como saneamento, saúde, transporte e infraestrutura urbana”, avalia a direção municipal no texto.

Nova direção eleita

No encontro, os participantes fizeram um balanço das atividades e apontaram diretrizes partidárias e eleitorais. Ainda na agenda, análise e aprovação de Projeto de Resolução e eleição da nova direção municipal, que definirá os rumos partidários nos próximos dois anos. Os 30 membros da nova direção municipal para o biênio 2019-2021 são os seguintes: Alexandre Alves; Anízio Carlos; Clarence Santos.

Além de, Edson Tenório; Érika Valéria; Felix Clodoaldo; Hugo Fulco; Humberto de Jesus; Ingrid Ivonoska; Isadora Garcia; Ivon Carlos; Jelsimar Pimentel; Jorge Bartolomeu; José Fernando da Silva; Josidete Silva; Jovelina Aquino; Laudijane Domingos; Luciano Moura; Luiz Neto; Marcelo Soares; Márcia Durack; Magaly Alexandre; Maria Elizabeth; Maria Lúcia Siqueira; Ossi Ferreira; Renato Galvão; Roberto Santana; Sidney Mamede; Telma Silva; Wellington Lima.

O camarada Luciano Moura foi reconduzido à presidência do Comitê, tendo Laudijane Domingos como vice-presidente (foto acima). A Comissão Política será eleita em breve.


Marcelino Granja, presidente estadual do PCdoB-PE, fala aos olindenses. Foto: Diego Linhares

A 18ª Conferência Municipal do PCdoB de Olinda (PE) aconteceu no dia 02 de novembro, no auditório da Câmara Municipal, que ficou lotado de delegados/as, dirigentes e militantes. Presentes, como o deputado federal Renildo Calheiros; o deputado estadual João Paulo Lima; o presidente estadual do PCdoB Pernambuco, Marcelino Granja; o presidente municipal do partido em Olinda, Luciano Moura, além de outros dirigentes. Em vídeo, a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, saudou os conferencistas.

Jaboatão dos Guararapes

No dia 9 de novembro aconteceu na Câmara de Vereadores, a 16ª Conferência Municipal do PCdoB de Jaboatão dos Guararapes. Jaboatão está localizado na Região Metropolitana do Recife, e é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco. Cerca de 60 delegados e delegadas escolhidos/as nas assembleias de Base, bem como dirigentes e parlamentares, como o presidente do PCdoB-PE, Marcelino Granja, e o deputado estadual João Paulo Lima, participaram do encontro. Na pauta, discussão e aprovação do Projeto de Resolução da Conferência e a eleição da nova diretoria para o biênio 2019-2021.

Voz de Vitória

No dia 3 de novembro (domingo) os comunistas de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana, se reuniram em sua 18ª Conferência Municipal, na qual discutiram processos internos e a realização de pautas, além de debate sobre pré-candidaturas. A plenária contou com a participação do deputado estadual João Paulo Lima; do presidente da CTB-PE, Helmilton Beserra; Herbert Beserra, secretário sindical do PCdoB-PE e diretor da CTB-PE; e João Santos, coordenador da Fetraf-PE. Os comunistas de Vitória de Santo Antão também elegeram a nova direção para os próximos dois anos.

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com a colaboração de Sidney Mamede/Olinda.