Nádia Campeão lança livro Cidades Democráticas amanhã no Recife  

Nesta quarta feira (13), a partir das 18h30, no auditório do Centro de Artesanato, na Praça do Marco Zero, Recife, a escritora paulista Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo na gestão de Fernando Haddad (PT) lança o livro Cidades Democráticas, que trata das experiências de administração de prefeituras no Brasil, por partidos de esquerda, entre 1985 e 2018. A publicação é da Editora Anita Garibaldi, com o apoio da Fundação Maurício Grabois, do PCdoB.

 

Nádia Campeão lança livro Cidades Democráticas amanhã no Recife - Divulgação

Em seu texto, a autora estabelece uma relação estreita entre a conjuntura política nacional e as possibilidades e os limites da gestão nas prefeituras. Salienta que governos municipais progressistas contaram com a solidariedade e o impulso da União no ciclo Lula-Dilma, passando a sofrer severas restrições nos governos de Temer e Bolsonaro.

A partir de 1985, partidos e políticos do campo democrático-progressista tiveram a possibilidade de disputar e vencer eleições, transformar a administração municipal, implantar ações e programas inovadores, qualificar a gestão de serviços, equipamentos e espaços públicos, lançar instrumentos de participação popular e democratizar as cidades.

Partidos de esquerda, como PCdoB, PT, PDT, PSB e, mais recentemente, PSOL, tiveram numerosas experiências à frente do Poder Executivo Municipal, tendo como referência o alargamento das políticas públicas para os mais pobres e o aprofundamento dos mecanismos de participação popular. O livro de Nádia Campeão recupera essa trajetória e avalia as marcas dessas gestões.

A autora

Nádia Campeão nasceu em Rio Claro, no interior paulista, em 1958. É formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), com especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Filiou-se ao Partido Comunista do Brasil em 1979, exercendo, desde então, cargos como a presidência estadual do Partido no Maranhão e em São Paulo. Membro do Comitê Central comunista desde 1988. É a atual secretária nacional de Relações Institucionais e Políticas Públicas do PCdoB.

De 2001 a 2004, foi secretária municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SP). Atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa paulista e, em 2012, foi eleita vice-prefeita de São Paulo, na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT). Durante a gestão, foi coordenadora do SPCopa – Comitê Integrado para a Copa do Mundo (2013-2014) e do Comitê Integrado de Subprefeituras (2014-2016), além de secretária municipal de Educação (2016).

Texto: Marcelo Mário de Melo