Evo Morales convoca novas eleições

O presidente constitucional da Bolívia, Evo Morales, convocou neste domingo (10), uma entrevista coletiva para anunciar a convocações de novas eleições. O presidente afirmou que sua principal missão “é proteger a vida, preservar a paz, a justiça social, a estabilidade econômica e a unidade de toda a família boliviana”. Morales pediu que fosse reduzida a tensão e que se restabeleça a paz .

Evo Morales Bolívia

O líder de origem aimara disse que, depois de ouvir os critérios dos membros da Central Obrera Boliviana (COB) e de outros setores sociais, decidiu renovar todos os membros do Supremo Tribunal Eleitoral (STE). Ele acrescentou que nas próximas horas a Assembléia Legislativa Plurinacional e de acordo com todas as forças políticas, estabelecerá os procedimentos para isso.

Morales reiterou que serão convocadas novas eleições nacionais, que permitem ao povo eleger democraticamente suas autoridades e incorporar novos atores políticos. Da mesma forma, mudanças ocorrerão nos Tribunais Eleitorais Departamentais. Morales reafirmou a necessidade de estabelecer um diálogo para pacificar o país e impedir o derramamento de sangue no país sul-americano.

Leia abaixo o comunicado oficial do presidente boliviano:

Convidamos esta coletiva de imprensa para nos expressarmos novamente sobre a situação política que nossa querida Bolívia está passando.

A Bolívia está passando por momentos de conflito com o risco de confrontos sérios entre bolivianos. Como presidente, minha principal missão é proteger a vida, preservar a paz, a justiça social, a estabilidade econômica e a unidade de toda a família boliviana. Portanto, ouvindo os membros da Central dos Trabalhadores bolivianos, o Pacto de Unidade, nossos setores sociais decidiram:

Primeiro, renovar todas as vogais eleitorais do Supremo Tribunal Eleitoral. Nas horas seguintes, a Assembléia Legislativa Plurinacional, de acordo com todas as forças políticas, estabelecerá os procedimentos.

Segundo, convocar novas eleições nacionais que, por meio da votação, permitam ao povo boliviano eleger democraticamente suas novas autoridades, incorporando novos atores políticos.

Irmãs e irmãos da imprensa, para o povo da Bolívia, depois dessa decisão que tomamos, quero pedir para reduzir toda a tensão, todos nós, todos temos a obrigação de pacificar a Bolívia.

Faço uma ligação, respeito entre famílias, respeito à propriedade privada, respeito às autoridades, respeito a todos os setores sociais; tudo o que temos na Bolívia é a herança do povo boliviano e não entre os bolivianos que podemos ser prejudicados Portanto, meu pedido a todos e a todos, garante coexistência pacífica; garantir o fim da violência para o bem de todos.

Muito obrigado