Emergência climática  

Esta semana o Recife decreta o reconhecimento da emergência climática, como já fizeram cidades, entidades e universidades ao redor do mundo. É a constatação da extrema gravidade da crise climática que representa o aquecimento global. A decretação ocorrerá na Conferência Nacional do Clima que o Recife sedia esta semana e é o último encontro antes da Conferência das Partes da ONU (COP 25).  

Emergência climática - Divulgação

Geraldo Julio*

Todos os dias o nosso planeta dá sinais da crise climática que estamos vivendo. A cada inverno, a cada seca prolongada, a cada fenômeno natural imprevisível somos alertados da necessidade de mudar urgentemente nosso comportamento para que possamos garantir um futuro para as próximas gerações. O que se chamava de Mudanças Climáticas, agora, pelo agravamento, se chama de Crise Climática. De hoje até a próxima sexta-feira, estaremos discutindo o que podemos fazer juntos para enfrentar essa emergência.

Em um contexto global de dificuldade na discussão clara e científica desse tema, o encontro se torna ainda mais importante. Ideias obscurantistas que buscam negar a ciência em um dos assuntos mais urgentes da humanidade se espalham em vários países e, inclusive, impediram a realização da COP 25 no Brasil.


Prefeito do Recife, Geraldo Julio. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Durante estes três dias, o Recife será o centro das discussões climáticas com a participação de líderes e especialistas de todo o Brasil. Aproveitaremos também para lançar o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Recife, com 14 propostas de adaptação debatidas com a sociedade para aumentar a resiliência da cidade nos pontos mais críticos.

O Plano é mais uma etapa de uma política continuada que estabelecemos na cidade e que já nos entregou a nossa Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa da Cidade e o Plano de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa – Recife Sustentável e de Baixo Carbono.

Esse planejamento nos levou a ações concretas de redução das emissões, como a Maratona Verde, quando plantamos 10 mil árvores em apenas uma semana, e a expansão de nossa malha cicloviária, chegando à simbólica marca de 100 km esta semana. Foi exatamente em função dessas realizações que o Recife passou a presidir o ICLEI América do Sul, rede de cidades comprometidas com a sustentabilidade.

(*) Geraldo Julio é prefeito do Recife e presidente do ICLEI para a América do Sul

Publicado no Jornal do Commercio – Pernambuco edição de hoje.