Pernambuco sedia debate nacional sobre Mudanças do Clima 

Com o compromisso de promover um debate nacional e apontar soluções para cumprir o Acordo de Paris, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) começa nesta quarta (06), no bairro do Recife, reunindo ONGs, comunidade científica, movimentos sociais, governos e o setor privado e público brasileiro. Serão três dias de diálogo e mais de 50 painéis e atividades em nove diferentes espaços.  

Pernambuco sedia debate nacional sobre Mudanças do Clima - Divulgação

O evento, que é de organização coletiva e tem entre os correalizadores o Governo de Pernambuco, Centro Brasil no Clima, WWF, Instituto Ethos e Iclei, apresentará experiências, negócios, tecnologias e políticas brasileiras que contribuem para frear o aquecimento global.

A abertura acontece no Arcádia Paço Alfândega, a partir das 8h30, e conta com a participação do governador Paulo Câmara; do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do presidente do instituto Ethos, Caio Magri; da representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Valeria Paye, além de governadores de outros estados do Brasil.

“A mudança do clima não é só problema que foi comprovado cientificamente. É uma realidade que já afeta as pessoas hoje. Esse encontro é uma oportunidade para debater o tema, encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável e ratificar o nosso compromisso com o meio ambiente e o futuro de todos”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.

Assista abaixo vídeo no qual o secretário José Beertotti comenta sobre o evento.

O início do evento ainda será marcado pelo lançamento de documentos que visam promover os compromissos da sociedade civil, setor público e privado com a agenda do clima, florestas e desenvolvimento sustentável. Um deles é a “Declaração do Recife”, que sugere às empresas assumir publicamente compromissos de redução de emissões e zerar o desmatamento ilegal em toda cadeia de valor; aos governos, o documento sugere como criar e implementar medidas de mitigação às mudanças climáticas; e para as organizações civis, pontua como estabelecer parcerias e intercâmbio de soluções para otimizar as ações de enfrentamento à crise climática.

“O Brasil está indo totalmente na contramão de uma descarbonização da economia. Por esse motivo, o movimento que se iniciou em torno da realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima e elaborou a Declaração de Recife, que reforça a mensagem de que o Brasil precisa cumprir com a sua NDC [Contribuições Nacionalmente Determinadas], e mais, precisa aumentar sua ambição de redução dos GEE”, avalia Magri. Na ocasião, o documento será disponibilizado para adesões, sendo assinado por prefeitos e governadores.

O outro documento é a “Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima”, que será apresentada pela Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente) e já foi assinada por representantes de todos os estados do país e do Distrito Federal. 

A carta ratifica o impacto das mudanças do clima em escala regional e local. Também reconhece o papel estratégico dos Estados na promoção da adaptação aos eventos climáticos, bem como na adoção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono, com a diminuição das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), associada à criação de empregos, conservação dos recursos naturais, redução das desigualdades e ampliação do progresso social.

Inventário

A Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco apresentará, às 14h, no Arcádia do Paço Alfândega, o primeiro inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado. A pesquisa é fruto de uma parceria com o projeto internacional Under2, que desenvolve o programa de Pegada Climática com diversos países. O inventário implica no mapeamento, de forma sistemática, das contribuições dos setores e produtos que geram emissões de GEE, de forma direta ou indireta, no período de 2015 a 2018. Os dados serão determinantes para o estabelecimento de metas concretas na diminuição de emissões, além de instrumento norteador da revisão do Plano de Enfrentamento às Mudanças do Clima.

Destaques

Dentro da programação, a conferência ainda conta com a participação de ambientalistas renomados, como coordenador geral do MapBiomas e do SEEEG, Tasso Azevedo; o cientista Emilio Lèbre La Rovere, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ; e, José Carlos Carvalho, ex-ministro de Meio Ambiente.

Tasso Azevedo estará à frente do painel 'Lançamento da nova edição do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG)”, que acontece no dia 06 de novembro, às 11h40, no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O SEEG foi a primeira iniciativa não-governamental no mundo de cálculo anual de CO2 em todos os setores da economia.

Já Emilio La Rovere e José Carlos Carvalho dividem o painel “Política multilateral e os compromissos do Estado brasileiro: a Convenção sobre Biodiversidade Ecológica e o Acordo de Paris e Acordo de Escazú”, no dia 07 de novembro, às 15h50, no Paço Alfandega. Pouco antes, às 14h, La Rovere vai compor o painel “Situação do mercado de carbono global e o contexto e posicionamento do Brasil”, no Centro de Artesanato.

CBMC

A conferência conta com 10 correalizadores: Centro Brasil no Clima (CBC), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), FGVces – Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), Instituto Ethos, Saúde e Alegria, Rede Brasil do Pacto Global e WWF Brasil, além do Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife. O evento aborda temas transversais a agenda do clima, como: agricultura e pecuária, direitos humanos, energia, florestas, tecnologias limpas, negócios sustentáveis, mobilidade, transparência e integridade, entre outros.

Serviço
O que: Pernambuco sedia Conferência Brasileira de Mudança do Clima
Quando: nesta quarta (06), às 8h30
Onde:Arcádia do Paço Alfândega

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE)