Lideranças destacam a derrota do neoliberalismo na Argentina

Deputados e lideranças de diferentes partidos veem na eleição do presidente eleito Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner na Argentina a derrota das políticas neoliberais que afundaram a economia daquele país.

Argentina

A vitória da chapa Fernández-Cristina representa o retorno dos peronistas ao poder e o fim do governo neoliberal de Mauricio Macri, mandatário que, desde 2015, protagonizou um mandato marcado por profunda crise social e econômica.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que a vitória da chapa Fernandez-Cristina é um sopro de esperança para América Latina. “Os levantes populares no Equador e no Chile demonstram que as políticas neoliberais não levam as necessidades do povo em conta e devem ser derrotadas. Recado para o Brasil”, escreveu no Twitter.

Em nota, o PT diz que de maneira inequívoca o povo argentino demonstrou seu rechaço às políticas neoliberais que tanto sofrimento trazem aos nossos povos.

“Mais que isso, o povo votou com muita esperança em um projeto de resgate da cidadania e de inclusão social representado por Alberto Fernandes e pela coalizão Frente de Todos. Somos irmãos na luta por justiça social e pela democracia na América Latina de todos nós!”

A presidenta nacional da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o povo está dizendo não aos neoliberais e suas políticas nefastas ao eleger Alberto Fernandez e Cristina Kirchner para governarem a Argentina.

O senador Paulo Paim (PT-RS) diz que a vitória de Alberto Fernández é um alento para os argentinos que sofrem consequências das políticas de exclusão: pobreza, desemprego, fim dos direitos sociais. "Há outros países nesta mesma situação. O Brasil é um deles. Fortalecer o Mercosul é fundamental para mudarmos essa realidade", lembrou.

“Com o Chile em convulsão social e a derrota de Macri, o recado da América Latina é claro: o povo diz não a projetos de país que priorizam a austeridade fiscal, mas não reduzem as desigualdades. É preciso achar o equilíbrio, unindo responsabilidade fiscal e social. No Brasil também”, disse o líder da Oposição da Câmara, Alessandro Molon (PSB-J),

Ex-candidato à Presidência da República pelo PSOL Guilherme Boulos avaliou a vitória na Argentina como mais um sinal de mudança de ventos na América Latina.

“Parabéns a Alberto Fernandez e Cristina Kirchner pela vitória em 1° turno na Argentina. Macri perdeu. Mais um sinal da mudança de ventos na América Latina!”, disse.