PDT quer explicação de Bolsonaro sobre tráfico bancar Foro de SP

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) exija explicações do presidente Jair Bolsonaro por ter dito que a manutenção do "Foro de São Paulo" (FSP), organização que reúne partidos políticos, é financiada pelo tráfico de drogas.

Bolsonaro - José Dias/PR

"A conduta perpetrada pelo Presidente da República ocasionou um manifesto acinte à reputação e ao conceito social do PDT, que desde o ano de 1979 ostenta o escopo de empreender esforços hercúleos para a concretização da justiça social e dos valores consagrados pelo Estado Social Democrático de Direito", disse.

Segundo o partido, Bolsonaro teria praticado a conduta típica descrita no artigo 139 do Código Penal, ao difamar a organização, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação.

"Difamar significa desacreditar uma pessoa publicamente, de modo a macular-lhe a reputação. É dizer, este tipo penal implica em divulgar fatos difamantes à honra objetiva da vítima, sejam eles verdadeiros ou falsos. Difamação é a imputação a alguém de fato ofensivo à sua reputação, que é a estima moral de que alguém goza no meio em que vive, sendo um conceito social", afirmou o partido na ação.

Após uma ação da polícia, no tweet, o presidente escreveu que a operação estaria ajudando a “sufocar o crime organizado e retirando o sustento de partidos e grupos terroristas que compõem o Foro de São Paulo”.