Argentina: Nas pesquisas, Fernández e Cristina vencem no 1º turno 

Na aguardada disputa à presidência da Argentina, a chapa peronista formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner (Frente de Todos) abriu vantagem e deve vencer a eleição já no primeiro turno. É o que apontam as pesquisas divulgadas na sexta-feira (18). Conforme levantamento da consultoria Federico González e Associados, Fernández teria 54% das intenções de voto, contra 31,5% do presidente argentino e candidato à reeleição Mauricio Macri (coligação Juntos pela mudança).

Fernandez e Cristina

A sondagem da consultoria Ricardo Rouvier e Associados aponta que o peronista tem o apoio de 52,3% dos entrevistados contra 34,3% do atual presidente. Já a pesquisa da consultoria de imagem e gestão pública CIGP projeta intenção de votos de 51,37% para Fernández e 35,08% para Macri.

Para a consultoria Proyección, a vatagem é de 53,8% a 33,4%%, enquanto a pesquisa da Trespuntozero aponta que o candidato da Frente de Todos teria 52,5% ante 34,8% do presidente. A da consultoria Gustavo Córdoba e Associados mostra 50,3% de apoio a Fernández e 31,8% para Macri.

As pesquisas foram divulgadas a algumas horas antes do início do período que proíbe a divulgação de levantamentos de intenção de votos. Nas prévias realizadas em 11 de agosto, Fernández obteve 47,78% dos votos contra 31,79% de Macri, o que contrariou todas as pesquisas publicadas – as quais estimavam uma diferença de no máximo oito pontos porcentuais.

De acordo com o sistema eleitoral argentino, para vencer no primeiro turno, o candidato tem que obter 45% dos votos ou 40%, além de uma diferença superior a 10 pontos percentuais do segundo colocado. Se necessário, a decisão das urnas será tomada em segundo turno com os dois candidatos mais votados em 24 de novembro.

Desde este sábado (19), a Câmara Eleitoral não permite a divulgação de nenhuma pesquisa. Neste domingo, os seis candidatos participam do segundo e último debate obrigatório. No dia 25, por lei, termina a campanha eleitoral.