Parlamentares convocam professores para reforçar a luta pela educação

No dia de hoje dedicado à categoria, parlamentares de diferentes partidos no Congresso Nacional enviaram mensagens aos professores num tom de que é preciso a união de todos para superar os obstáculos impostos à educação pelo governo Bolsonaro.

professor do maranhao

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que o momento é crucial para o país. Ele defende a união de todos em prol da construção de outra nação.

“Parabéns, educadores e educadoras. Ser professor é conhecer as alegrias e as tragédias de nosso povo e contribuir para a construção de um país mais justo, com oportunidades para todos, a partir da educação. O Brasil, mais do que nunca, precisa da força e da dignidade de vocês!”, escreveu nesta terça-feira (15) no Twitter.

Já o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) mandou um recado direto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

“Saudação especial ao Sinproesemma pelo dia dos professores e professoras. Dia de renovar compromisso com a luta permanente por uma educação de qualidade para todos”, afirmou.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) diz que apesar de um presidente e um governo que destrói a educação, os professores precisam ser referenciados na data. “Parabéns aos professores. Eles são muito maiores que tudo isso”, disse.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) gravou um vídeo em homenagem à categoria. “Hoje não poderia deixar de enviar uma mensagem neste momento tão delicado para a categoria e para a educação brasileira”, ressaltou.

Segundo ela, o Ministério da Educação não se preocupa com área e quer destruir tudo que é conquista. “Temos tarefa de sepultar projetos como a escola sem partido e fortalecer o Fundeb”, defendeu.

“Nossas homenagens aos professores e professoras de todo o país. Num momento de nossa história em que a educação pública e gratuita sofre tantos ataques, reverenciá-los é um ato revolucionário. Parabéns professores!”, publicou na sua rede social a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP).

O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) destacou a a importância de todos educadores. “E não são só os professores, mas as merendeiras, porteiros, inspetores, secretárias e todos que compõe a vida de uma escola. Todos são educadores, todos educam e são educados, já dizia Paulo Freire”, disse.