Presidente do PSB congratula China pelos seus 70 anos

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, encaminhou ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, carta de congratulação pelo aniversário de 70 anos da revolução chinesa, completados na segunda-feira (1).

Carlos Siqueira - Humberto Pradera

Na carta, Siqueira elogia a capacidade de planejamento dos chineses em tornar o país uma potência industrial e líder em inovação, ciência e tecnologia, “desgararrando-se consequentemente do subdesenvolvimento”.

“Tirou da miséria centenas de milhões de seres humanos, construiu cidades de dinamismo ímpar; consolidou um paradigma único de desenvolvimento”, afirma Siqueira.

“É, portanto, um exemplo para o mundo, uma referência, um caso que se distingue do padrão hegemônico de êxito socioeconômico, como regra associado a regimes capitalistas”, destaca.

Segunda maior economia do mundo, neste ano, a China subiu três posições no ranking de países mais inovadores do mundo, alcançando o 14º lugar de um total de 129.

Há 70 anos, o Partido Comunista assumiu o poder no país, encerrando uma longa guerra civil, e seu líder, Mao Tsé-tung, anunciou o nascimento de uma nova nação: a República Popular da China.

Sete décadas após sua fundação como o maior país comunista do mundo, a nação asiática caminha, segundo alguns analistas, para se tornar a principal potência econômica do planeta.

O PIB chinês é superado apenas pelo dos Estados Unidos. No entanto, em termos de paridade do poder de compra (PPP), já é o país mais rico do mundo.

A China também possui o setor bancário mais rico e a instituição com o maior total de ativos: o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).

E é o principal gigante comercial: produz e exporta mais que qualquer outro país, com 119 empresas na lista das 500 maiores do mundo, segundo a lista de 2019 da revista Fortune.

Leia a íntegra da carta:

Brasília-DF, 30 de setembro de 2019

A Sua Excelência o Senhor
Embaixador Yang Wanming

ASSUNTO: 70 anos da Revolução Chinesa

Senhor Embaixador,

Dirijo-me a V.Exa. para congratular o povo chinês e seu governo, pelos setenta anos da revolução, ocorrida em 1º de outubro de 1949.

Há poucos empreendimentos humanos que têm as dimensões do esforço de planejamento e realizações concretas, como este que o povo chinês apresenta ao mundo.

A China modificou particularmente nos últimos quarenta anos sua geografia, economia, cultura; tornou-se não apenas uma potência industrial, mas nação líder na inovação, em ciência e tecnologia, na produção de mercadorias de alto valor agregado, desgarrando-se consequentemente do subdesenvolvimento.

Tirou da miséria centenas de milhões de seres humanos, construiu cidades de dinamismo ímpar; consolidou um paradigma único de desenvolvimento.

É, portanto, um exemplo para o mundo, uma referência, um caso que se distingue do padrão hegemônico de êxito socioeconômico, como regra associado a regimes capitalistas.

Nesse sentido, interessa a todos que não desejam se conformar com a miséria, com a subalternidade, com a inserção em um sistema mundo dominado por assimetrias, às quais só é possível escapar com vontade política inquebrantável, planejamento, resiliência.

Nós, do Partido Socialista Brasileiro, reconhecemos na República Popular da China todas essas virtudes e nos somamos ao povo chinês em seu júbilo, na celebração de mais um ano de esforço heroico, para modificar a herança pesada do imperialismo e do colonialismo, que também alcançou a nós brasileiros.

Com minhas saudações socialistas,

CARLOS SIQUEIRA
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB