Parlamentares repelem ofensas de Eduardo Bolsonaro a Manuela

Na Câmaraa Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), ocupou a tribuna na noite da terça-feira (1º) para repelir os ataques feitos no Plenário pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) contra o PCdoB e a ex-deputada do partido Manuela d’Ávila.

Por Wlater Félix, do PCdoB na Câmara

Manuela

"O Brasil está farto da família cascavel, que destila veneno, que destila ódio, que nada apresenta em favor do país e dos brasileiros”, afirmou. O líder comunista atribuiu as ilações do filho do presidente, o chamado 03, ao desespero da família Bolsonaro com as revelações sobre a utilização criminosa de “fake news” para fraudar as eleições do ano passado.

Daniel Almeida lembrou que as publicações do site The Intercept Brasil trouxeram à tona o que estava nos bastidores. “O conluio que se formou para fraudar o resultado eleitoral, a participação do Bolsonaro nesse processo”, disse.

“A Manuela é uma líder política que passou por esse parlamento, que se apresenta de cabeça erguida para o Brasil e para o mundo, que teve a coragem de, tendo conhecimento de um fato de grande relevância, um fato jornalístico, indicar a investigação e a divulgação desse fato. É daí que decorre o desespero da família Bolsonaro, que foi a partir disso que este governo está sendo desmascarado”, assinalou.

Eduardo Bolsonaro, que aguarda indicação de seu pai para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, usou o microfone do Plenário para desferir ofensas contra Manuela d’Ávila, porque a ex-deputada não titubeou em disponibilizar seu celular às autoridades e prestar todos os esclarecimentos sobre seu contato com o hacker Walter Delgatti Neto.

Segundo a vice-líder do partido, Perpétua Almeida (AC), a ex-deputada agiu dessa forma “porque ela não tem o que esconder”, como o 01 da família, Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). O senador recorreu ao Supremo Tribunal Federal para suspender investigações sobre seus crimes em conluio com Fabrício Queiroz, durante o mandato de deputado no Rio de Janeiro.

Perpétua questionou: “Que nervosismo é esse? Que agitação é essa? Por que destila tanto ódio? Será que é porque o deputado não tem explicação para dar para o fato de o seu senador, com medo de ser investigado, foi ao Supremo pedir para não ser investigado, suspender as investigações?”.

A líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), também respondeu aos ataques do filho do presidente, cobrando explicações sobre as denúncias que pairam sobre o clã. “Explique onde está o Queiroz, os cheques do Queiroz à sua família, deputado”, disse.

“O senhor acusa uma mulher que teve a coragem de, imediatamente, pegar o seu celular para entregar à Polícia Federal. Imediatamente! O que fez como jornalista foi pegar as denúncias do chamado hacker e entregar, a bem do serviço público, as notícias que geraram as denúncias do The Intercept, que muito bem estão fazendo à sociedade brasileira”, acrescentou.

Jandira, que comandou a mobilização que reuniu as assinaturas necessárias à instalação de uma CPI para apurar ilegalidades da Operação Lava Jato, pediu que o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), instale a comissão cumprindo o Regimento. “Nós precisamos ir a fundo e investigar isso”, ressaltou.

Ela destacou ainda que o 03 não tem capacidade para representar o Brasil, usa palavras de baixo calão e um português ruim. “Explique o que foram as 'fake news' nas eleições, articulada com o (Steve) Bannon e a Cambridge Analytica. Explique como é que o seu papaizinho quer lhe colocar como embaixador nos Estados Unidos com essa desqualificação, com essa linguagem chula e vergonhosa no parlamento brasileiro”, cobrou.

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a intervenção feita por Eduardo Bolsonaro “é um demonstrativo da inconsistência, do destempero, da completa falta de inteligência emocional”. “É uma vergonha nacional. É de fato algo que nos deixa extremamente envergonhados e preocupados, porque o Brasil a cada dia desce a ladeira”, completou.